A Volvo entregou o primeiro ônibus com a nova geração do sistema de segurança ativa (SSA) da marca para a Esctur, empresa paranaense especializada em fretamento turístico. A unidade é do modelo Volvo B460R e está equipada com a última evolução do SSA, com recursos de série presentes na maioria dos chassis rodoviários 6×2 e 8×2 da linha 2025.
A evolução do sistema de segurança ativa da Volvo incorpora funcionalidades avançadas, como alerta de ponto cego frontal, assistente de sinalização de trânsito, detector de fadiga, alerta de ponto cego lateral e monitoramento da pressão de pneus. São novidades introduzidas recentemente na Europa e já disponíveis no Brasil.
“A Volvo tem a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca. Há anos o SSA dos nossos ônibus vem contribuindo para mais segurança nas estradas. O aprimoramento dessas funcionalidades é mais um passo que eleva o padrão do transporte rodoviário de passageiros”, diz Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.
Segurança determinante
Marco Antonio Januário, proprietário da Esctur, diz que a decisão pelo Volvo B460R foi influenciada pelas novidades em segurança: “O sistema de frenagem que ajuda a evitar colisões traseiras é essencial. Além disso, o modelo oferece recursos como a leitura da altura de pontilhões, o que auxilia muito, especialmente em áreas urbanas”. “A Esctur é a primeira empresa do país a incorporar essas tecnologias Volvo em sua frota”, diz Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.
Novidades SSA
A evolução do sistema de segurança ativa da Volvo incorpora:
Assistente de ponto cego frontal: verifica a área imediatamente à frente do ônibus e alerta o motorista sobre a presença de pedestres ou obstáculos.
Assistente de ponto cego lateral: monitora ambos os lados do veículo e alerta sobre ciclistas ou carros em pontos cegos, tanto em movimento quanto parado.
Assistente de sinalização de trânsito: reconhece e exibe sinais de trânsito para manter o motorista informado sobre restrições de velocidade e outras condições.
Detector de fadiga: monitora a faixa e alerta o motorista ao detectar distração ou sonolência. Usa câmera e inteligência para prevenir riscos na condução.
Monitoramento de pressão de pneus: alerta o motorista com um aviso no painel de instrumentos se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros.
Além dos novos recursos, o SSA mantém diversas tecnologias que há anos fazem parte da oferta de segurança da Volvo:
Alerta de colisão com frenagem de emergência: emite avisos visuais e sonoros e ativa frenagem automática em caso de risco iminente de colisão frontal.
Alerta de mudança involuntária de faixa: avisa o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.
Piloto Automático Adaptativo: mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.
Freios Eletrônicos EBS5: permitem o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. Impedem também o travamento das rodas nas frenagens.
Heads-up display: faixa vermelha de luzes Led que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.
Assento Vibratório: aciona vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).
Redução de custos
A adoção dessas tecnologias garante viagens mais seguras e confortáveis, segundo a Esctur . “Todos os motoristas querem viajar só no novo ônibus. Estão totalmente encantados com a tecnologia e a segurança. Voltam da viagem elogiando muito”, conta Marco Antonio Januário.
Além disso, a empresa já observa redução nos custos operacionais. “O sistema inteligente ajuda na economia de combustível e pneus. Mesmo com o motor ainda novo, notamos uma economia de 5% a 8% em combustível”, acrescenta.
Esctur
Fundada em 1994, em Arapongas, Paraná, a Esctur é especializada em fretamento para turismo. Opera em todo o Brasil e no Mercosul. Alguns dos seus principais destinos são Buenos Aires, Rio de Janeiro, Cabo Frio, Paraty, Aparecida do Norte e Gramado.
Começou com o transporte de alunos da zona rural em uma Kombi. Evoluiu para vans, micro-ônibus, depois para ônibus. Hoje a empresa possui uma frota de 30 ônibus, dois deles da marca Volvo, e emprega 46 funcionários. A idade média da frota é de três anos.
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