Technibus – Como funciona a plataforma DeÔnibus?
Breno Moraes – A DeÔnibus é um marketplace de viagens rodoviárias com milhares de destinos e centenas de empresas em um só lugar, fundada em 2012. Com mais de 300 operadores rodoviários parceiros e mais de 20 mil rotas disponíveis para venda, a scale-up tem como missão tornar a experiência do viajante rodoviário única. A empresa já atendeu mais de quatro milhões de viajantes e cobre mais de 80% da área geográfica do país, além de atuar como parceira tecnológica de diversas empresas de ônibus, fretamento, rodoviárias e agências pelo país.
Technibus – Quais as vantagens para o consumidor em usar a plataforma? E para as operadoras?
Breno Moraes – Ajudamos os viajantes a chegar de ônibus em qualquer lugar do Brasil de uma maneira rápida, segura e inclusiva, seja em transporte rodoviário regular ou em fretamento para viagens em grupo. Apoiamos as empresas de ônibus pelo país a escalar suas vendas pela internet e a fornecer uma experiência única a seus clientes.
Technibus – Como o senhor avalia o avanço da digitalização no setor?
Breno Moraes – A digitalização do setor é uma tendência que veio para ficar. Antes da pandemia, as vendas pela internet representavam menos de 12% das vendas do setor rodoviário. Hoje, com a digitalização acelerada do setor, estamos perto dos 20% e devemos ultrapassar 50% até 2025.
Technibus – Como está o mercado de passagens rodoviárias? O turismo está se recuperando?
Breno Moraes – O setor de transportes e de turismo têm crescido de forma rápida em 2022. A alta da gasolina encarecendo o preço das passagens de avião, o fim das medidas sanitárias mais rígidas estimulando o turismo, a população bancarizada por meio do auxílio emergencial com acesso ao Pix e mudanças regulatórias no setor são alguns dos pontos que colaboram para o aumento da penetração online no setor de transporte rodoviário.
Technibus – Quais as perspectivas da DeÔnibus para este ano? As vendas devem continuar a crescer?
Breno Moraes – A DeÔnibus é uma empresa que cresceu acima de 80% ao ano até a Covid e teve que se reinventar para atravessar esse período. Para 2022, a empresa espera dobrar seu faturamento de 2021 e crescer acima de 50% em relação ao ano pré-covid. No primeiro trimestre de 2022 o crescimento em vendas já foi mais de 150% maior que no primeiro trimestre de 2021.