A Orion Transportes, que atua no setor de fretamento contínuo e eventual, acrescenta à frota um ônibus de fretamento 100% elétrico, com chassi modelo BYD D9F. Segundo o fabricante, este é o primeiro ônibus rodoviário elétrico para aplicação de fretamento no estado de São Paulo.
O diretor de marketing e sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, ressalta as vantagens dos ônibus construídos sobre os chassis elétricos. “Os ônibus são mais silenciosos e confortáveis que um modelo semelhante movido à diesel e o seu custo de manutenção é baixíssimo. Dependendo da operação, pode chegar a reduzir os custos operacionais em até 60%. Além disso, o veículo evita a emissão de 164 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.173 árvores, o que traz mais qualidade de vida aos motoristas, passageiros e à população em geral”.
De acordo com Heraldo Augusto Boschetti, diretor proprietário da Orion Transportes, a decisão inédita em optar por modelos totalmente sustentáveis e com zero emissões está alinhada às diretrizes da empresa de unir tecnologia e modernidade para oferecer o melhor serviço de mobilidade.
“Esta iniciativa se dá em um momento muito importante para nós e acreditamos que também para o mundo. Entendemos que apesar das dificuldades enfrentadas, temos a missão de ir além, para que nossas ações ajudem efetivamente o meio ambiente e que nossas respostas aos desafios do dia a dia, estejam alinhadas às novas e promissoras tecnologias disponíveis”, enfatiza.
Segundo o gerente de vendas da BYD, Israel Campos, “A opção da Orion Transportes por modelos elétricos demonstra que a empresa está atenta às demandas do mercado corporativo por veículos mais modernos, não poluentes e confortáveis”.
Chassi para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento em operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias. Desenvolvido com suspensão pneumática integral com dois bolsões no eixo dianteiro e quatro bolsões no eixo traseiro, garantindo maior conforto aos passageiros.
O motor BYD-2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, que proporcionam 402 cv de potência máxima. O chassi tubular que não necessita alongamento para carrocerias até 13,2 metros. Já a estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco com sistema ABS e o sistema de freio regenerativo proporcionam maior economia e autonomia do veículo. A coluna de direção regulável permite ajuste de inclinação do volante de acordo com as características de cada motorista.