Os primeiros ônibus elétricos BYD chegam Helsinque, capital da Finlândia. A operadora Nobina recebeu 76 unidades, depois de haver recebido 43 veículos BYD na cidade de Turku em junho

Este é o maior pedido de ônibus elétricos da Finlândia, de 119 veículos, feito pela operadora Nobina, e representa a segunda entrega da BYD para a Finlândia

A BYD entregou mais 76 ônibus 100% elétricos para a maior operadora de transporte público da região nórdica, a Nobina. Os ônibus irão operar na capital finlandesa, Helsinque. Este é o maior pedido de ônibus elétricos da Finlândia, de 119 unidades, feito pela operadora Nobina, e representa a segunda entrega da BYD para a Finlândia. A primeira ocorreu em junho com a entrega de 43 unidades para a cidade de Turku, no sudoeste finlandês.

A nova frota da Nobina apresenta o novo ônibus 100% elétrico urbano de 15 metros da BYD, que estreou no serviço europeu em Turku. A operadora também está recebendo uma ampla gama de modelos, incluindo 23 unidades do modelo mais vendido da BYD, o ônibus de 12 metros, oito unidades do modelo de 13 metros, que foi recentemente atualizado, e 44 ônibus articulados de alta capacidade com 18 metros.

Representando mais da metade dos ônibus entregues em Helsinque, o articulado de 18 metros é capaz de transportar 112 passageiros, além de carregar até 300 kW por meio de um pantógrafo montado no teto. Já o ônibus de 15 metros oferece uma capacidade de 47 + 3 assentos e uma capacidade total de 90 passageiros. As baterias de fosfato de ferro-lítio de última geração da BYD instaladas no ônibus de 15 metros podem fornecer uma autonomia de 400 km com uma única recarga sob condições ideais.

Todos os novos ônibus 100% elétricos de 12 metros da Nobina apresentam um layout de assentos feito sob medida, capaz de transportar 72 passageiros. Produzidos na fábrica europeia da BYD na Hungria, as 23 novas unidades do popular ônibus reforçam sua posição como o modelo mais vendido da marca na Europa.

Cada ônibus é equipado com uma cabine de motorista totalmente cercada e a tecnologia do Sistema de Gerenciamento Térmico da Bateria da BYD para maximizar a vida útil da bateria e otimizar a autonomia de condução nas condições frias frequentemente experimentadas na Finlândia. Da mesma forma, para garantir que a temperatura ambiente a bordo do ônibus seja sempre confortável, o pré-aquecimento do clima é instalado para uso nas primeiras partidas da manhã.

Veja também

Por