Pular para o conteúdo

Scania apresenta novos ônibus Touring, motorizações elétricas de até 400 kW e produção interna de baterias

A nova geração do Touring, fabricada em parceria com a chinesa Higer, oferece soluções a diesel e elétricas a bateria, enquanto aplicações a gás e hidrogênio estão planejadas para uma fase posterior

Publicado em 16/10/2026 por Redação

Nova geração do ônibus Scania Touring (Foto: Sustainable Bus)
Nova geração do ônibus Scania Touring (Foto: Sustainable Bus)

Segundo a publicação especializada, Sustainable Bus, a Scania apresentou, em sua sede em Södertälje, na Suécia, mais detalhes sobre a nova geração de seu ônibus Touring, desenvolvido com a Higer, que também fabricava a carroceria da geração anterior. O novo Touring já está em produção e disponível para encomenda, com seis comprimentos de carroceria cobrindo configurações de dois e três eixos.

As versões de dois eixos medem 10,9, 12,3 e 13 metros, enquanto a faixa de três eixos compreende as variantes de 13,2, 13,9 e 14,7 metros. O novo modelo é baseado na plataforma Scania Super, projetada para acomodar diferentes tecnologias de propulsão. Soluções a diesel e elétricas a bateria estão atualmente incluídas na oferta, enquanto aplicações a gás e hidrogênio estão planejadas para uma fase posterior.

Para os grupos de força convencionais, a Scania introduziu os motores Super 13 e Super 11, com cilindradas de 13 e 11 litros, respectivamente. A apresentação identifica configurações Euro 3, Euro 5 e Euro 6, enquanto a plataforma também foi projetada com os futuros requisitos do Euro 7 em mente.

Segundo a Scania, o trem motriz Super 13 oferece aproximadamente 8% menos consumo de combustível em comparação com a geração anterior, enquanto o motor de 11 litros é reportado como possível economia de até 10%.

Plataformas de ônibus e ônibus elétricos Scania: BEV e PHEV

O portfólio eletrificado da Scania inclui várias arquiteturas de chassis projetadas para aplicações urbanas, interurbanas e de ônibus de turismo.

A oferta elétrica a bateria inclui chassis BEV de entrada baixa nas configurações 4×2 LE e 6×2*4 LE, além de plataformas BEV de piso alto disponíveis nos layouts 4×2 HF e 6×2*4 HF.

O portfólio de piso alto também inclui configurações de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), disponíveis nas versões 4×2 HF e 6×2*4 HF.

A tecnologia elétrica a bateria entrou para o cronograma de desenvolvimento da empresa em 2017. Uma plataforma BEV de piso baixo foi introduzida em 2019, seguida pelo lançamento da plataforma elétrica a bateria de entrada baixa em 2023.

Apesar desses desenvolvimentos, a Scania continua sendo uma exceção entre os principais fabricantes europeus de ônibus em termos de penetração no mercado de ônibus elétricos a bateria. Enquanto outros OEMs europeus estabelecidos desenvolveram negócios significativos de ônibus elétricos, a Scania ainda não estabeleceu uma presença comercial comparável no segmento, com suas implantações de ônibus elétricos a bateria até agora limitadas a frotas relativamente pequenas, principalmente em países nórdicos.

Motorizações elétricas Scania: seis níveis de potência de 240 a 400 kW

A autonomia de propulsão elétrica apresentada pela Scania inclui seis potências contínuas: 240, 270, 300, 330, 360 e 400 kW.

De acordo com as especificações técnicas compartilhadas pelo fabricante, a máquina elétrica de 240 kW é acoplada a uma caixa de câmbio integrada de duas marchas. As cinco potências restantes, de 270 a 400 kW, apresentam transmissões integradas de quatro marchas.

A Scania identifica a máquina elétrica, a caixa de câmbio, as baterias e o sistema integrado de resfriamento como componentes desenvolvidos dentro de sua própria estrutura industrial. A eletrônica de potência também está incluída na arquitetura de propulsão.

As configurações de baterias disponíveis apresentadas durante o evento oferecem capacidades de energia instaladas de 267, 356, 445 e 534 kWh.

Baterias Scania: pacotes de 89 e 180 kWh montados em Södertälje

A fabricação de baterias foi outro foco da visita, que incluiu o laboratório de baterias e a instalação de montagem da Scania em Södertälje.

O fabricante monta os módulos e pacotes de bateria internamente e utiliza seu próprio Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS).

Duas configurações de pacotes de bateria foram detalhadas durante a apresentação. O primeiro, designado 1/2MP20, tem uma capacidade instalada de energia de 89 kWh e um peso aproximado de 600 kg. A documentação técnica também indica um estado de carga (SOC) de 90%. O pacote de baterias MP20 maior fornece 180 kWh de energia instalada, com um peso aproximado de 1.150 kg e o mesmo valor de 90% de SOC indicado na apresentação.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora