Cummins apresenta eixo para ônibus elétricos de até 22 toneladas
Uma nova geração de eixos desenvolvida pela engenharia brasileira estreia para atender aos desafios da mobilidade eletrificada
Publicado em 27/08/2026 por Redação
.webp?w=3840&q=75)
Ao celebrar 70 anos da operação de Osasco (SP), a Cummins inaugura um capítulo inédito em sua história com uma nova geração de produtos. Desenvolvidos pela engenharia brasileira, os projetos respondem às transformações da indústria do transporte e consolidam duas frentes estratégicas para o futuro da mobilidade: a eletrificação dos veículos comerciais e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à eficiência energética do trem de força.
“Estamos diante de uma mudança estrutural na forma como os eixos são concebidos. As demandas impostas pela eletrificação e pela busca crescente por eficiência exigiram uma nova abordagem de engenharia, que vai muito além da evolução incremental dos produtos. E estamos prontos! Os novos projetos representam inéditas plataformas tecnológicas que sustentarão a nossa próxima geração de eixos”, afirma Kleber Assanti, diretor geral da Divisão de Eixos da Cummins.
Substituir o motor a combustão por um sistema elétrico altera a dinâmica mecânica do veículo, impondo novos desafios aos componentes responsáveis por transmitir torque, suportar cargas e garantir durabilidade.
Nos veículos elétricos, durante os processos de desaceleração e frenagem regenerativa, o diferencial passa a atuar em sentido contrário, assumindo papel importante similar ao freio-motor, porém em níveis extremamente elevados de energia. “Nessa condição, componentes como coroa, pinhão e rolamentos passam a receber esforços quase inexistentes em aplicações convencionais. Soma-se a isso o peso adicional das baterias, que eleva significativamente as cargas aplicadas aos eixos, especialmente nas operações urbanas”, explica Rafael Souza, diretor de Produto e PMO da Divisão de Eixos da Cummins.
Desenvolvido para ônibus elétricos urbanos de até 22 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), o MC-17X representa um novo patamar da engenharia de eixos da Cummins para aplicações eletrificadas no transporte de passageiros. A configuração 4x2 impõe um desafio específico: o eixo traseiro precisa, ao mesmo tempo, transmitir a tração e suportar a elevada concentração de peso dos conjuntos de baterias.
Para responder a essa condição, o projeto recebeu um diferencial mais robusto, com tecnologia de solda a laser, rolamentos de maior capacidade, conjuntos de coroa e pinhão reforçados e uma nova carcaça fundida, desenvolvida exclusivamente para essa aplicação, preservando a durabilidade exigida nas operações severas do transporte coletivo. O MC-17X tem início de produção previsto para julho de 2027.
No segmento de caminhões elétricos, o novo MS-14X é destinado a veículos de operações de last mile na configuração 6x2 e atende aplicações de até 17 toneladas.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora

-1024x683.webp?w=3840&q=75)
