Pular para o conteúdo

São Paulo amplia ainda mais a maior frota de ônibus elétricos do país

Com a chegada de 500 novos veículos, a frota elétrica da cidade passa a ser composta por 1.759 ônibus, sendo 1.570 modelos movidos a bateria e 189 trólebus

Publicado em 22/06/2026 por Márcia Pinna

Os veículos foram posicionados em duas filas paralelas (Divulgação Secom PMSP)
Os veículos foram posicionados em duas filas paralelas (Divulgação Secom PMSP)

A prefeitura de São Paulo entregou, neste domingo (21), um lote de 500 novos ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte coletivo, ampliando para 1.759 veículos a maior frota de ônibus elétricos do Brasil. Os veículos foram posicionados em duas filas paralelas em um trecho de mais de sete km da Marginal Tietê. Com a incorporação dos novos veículos, a frota elétrica da cidade passa a ser composta por 1.570 modelos movidos a bateria e 189 trólebus.

A nova frota está distribuída entre 22 ônibus do tipo mídi, 215 do tipo básico, 159 modelos padron de 13,20 metros, 64 articulados de 21 metros e 40 articulados de 23 metros. A nova frota deixará de consumir aproximadamente 20 milhões de litros de diesel por ano e evitará a emissão anual de mais de 45 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂), além da redução de 110,6 toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx) e de 0,9257 tonelada de material particulado. 

Mais da metade dos veículos foi adquirido com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estimativa é de que o financiamento do BNDES, no valor de R$ 2,5 bilhões, seja suficiente para apoiar a aquisição de até 1,3 mil ônibus elétricos. Até o momento, já foram liberados R$ 1,9 bilhão. O número de veículos entregues soma agora 930.

Desde 2023, o total do crédito aprovado pelo BNDES para ônibus elétricos no país soma mais de R$ 5 bilhões, em projetos com os municípios de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, com os estados do Espírito Santo e Bahia, e com operadores privados. Juntos, eles envolvem a aquisição de 2.191 veículos, que representam potencial de redução de emissões de mais de 150 mil toneladas de CO₂ ao ano. Os financiamentos, através de linha Finame, alavancam R$ 7 bilhões em investimentos.

Fabricantes

A maior parte das carrocerias dos ônibus deste lote, cerca de 450, foi produzida pela Caio. A BYD forneceu 265 chassis dos novos ônibus elétricos do total de 500 entregues para a capital paulista neste domingo. A entrega é composta por unidades dos modelos D9W e do superarticulado BC22. Segundo a BYD, o destaque da nova frota é o BC22 que incorpora a bateria Blade, tecnologia proprietária também presente nos carros da marca. Os modelos contam com componentes fabricados na operação da BYD em Manaus (AM) e montagem na planta de Campinas (SP).

Do total, 142 ônibus elétricos foram entregues pela Eletra. A empresa é responsável pela integração dos sistemas de tração elétrica dos veículos, em parceria com fabricantes de chassis e carrocerias. Com base na experiência da Eletra — cuja frota já ultrapassa 38 milhões de quilômetros rodados no Brasil —, a eletrificação reduz significativamente o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa. Até o momento, os veículos da empresa já evitaram a emissão de mais de 56 mil toneladas de CO₂.

Além disso, a empresa informa que o custo energético dos ônibus elétricos pode ser até cinco vezes menor em comparação ao diesel, evidenciando a viabilidade econômica e a sustentabilidade do sistema no longo prazo.


Divulgação Secom PMSP



Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora