Maxtrack equipa frota de ônibus da Sambaíba, em São Paulo

Iniciativa envolve 1.200 veículos e reforça a presença da empresa na maior metrópole da América Latina

Redação

A Maxtrack, empresa especializada em tecnologia para rastreamento e gestão de frotas, avançou na implementação de um dos seus maiores projetos no setor de mobilidade urbana, com a implantação de sua tecnologia em 1.200 veículos da frota urbana da Sambaíba, segunda maior operadora da cidade de São Paulo. 

Com 500 veículos já trafegando com o MTC 800, um computador de bordo com central de conectividade embarcada criado pela companhia, o projeto contempla não apenas a instalação dos equipamentos, mas uma solução completa de software e tecnologia embarcada em toda a jornada de trabalho, que inclui central de dados, uso de inteligência artificial (IA), computador de bordo, com telemetria, videomonitoramento, gravador de imagens (DVR), além de sistema integrado de sonorização de imagens para TV e Wi-Fi para passageiros.

“A escala alcançada permitirá à Maxtrack cruzar dados operacionais com a frota total da cidade, além de estimar o número de passageiros impactados diariamente, reforçando o uso da tecnologia como ferramenta estratégica de eficiência, gestão e inteligência de mobilidade”, explica Bráulio de Carvalho, CEO da Maxtrack.

A expectativa é que a implantação total dos 1.200 dispositivos seja concluída no primeiro semestre 2026, considerando todas as etapas de configuração, testes e ajustes finais. Com a conclusão, a Maxtrack passará a contar com quase 9 mil veículos equipados com sua tecnologia em São Paulo, que correspondem a cerca de 80% da frota na maior metrópole da América Latina. 

“Para a Sambaíba, a parceria vai colaborar também em toda a operação de trabalho, a partir da gestão dos motoristas com precisão e segurança, eficiência operacional e melhor controle automatizado da jornada dos colaboradores, registros ainda mais transparentes e confiáveis e monitoramento em tempo real da frota e das viagens. Fatores que colaboram para um planejamento mais ágil e decisões embasadas pelos dados”, reitera o executivo.

O projeto está alinhado à estratégia de crescimento da companhia nas grandes metrópoles e centros de consumo, onde a Maxtrack está ampliando sua presença junto aos principais operadores do setor.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também