De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o emplacamento de ônibus caiu 34,6% em janeiro de 2026, com 1.675 unidades vendidas, em comparação ao mês de dezembro do ano passado, quando foram registrados 2.545 emplacamentos. Em relação a janeiro de 2025, com 2.191 ônibus comercializados, a retração foi de 23,55%,
Na avaliação da Fenabrave, a retração anual na comparação com o mesmo mês de 2025 foi resultado do movimento que acompanha o calendário de projetos de renovação de frota e investimentos públicos em mobilidade. “Esse mercado costuma oscilar de acordo com programas de renovação e contratos específicos. O comportamento de janeiro está dentro dessa dinâmica”, observa Arcelio Junior, presidente da entidade.
A indústria automotiva como um todo registrou crescimento de 7,4% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, mesmo contando com um dia útil a menos. Na comparação com dezembro de 2025, houve retração típica do primeiro mês do ano, reflexo da sazonalidade do período de férias e do menor ritmo da atividade econômica.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



