Santos (SP) recebe seu segundo ônibus elétrico

O primeiro ônibus 100% elétrico do sistema municipal de Santos entrou em operação em agosto de 2017

Redação

Santos conta com mais um ônibus 100% elétrico na frota do transporte coletivo municipal. Segundo modelo do tipo a integrar o sistema, o veículo possui autonomia de até 220 quilômetros com carga completa, o que permite sua operação diária sem a necessidade de recarga intermediária.

O novo elétrico começou a circular nesta quinta-feira (22). Durante a semana, funciona na linha 20, que liga o Centro (Praça Mauá) ao Gonzaga (Praça da Independência). Já aos finais de semana, circulará nas linhas 25/52, no trajeto José Menino/ferry boat/Centro/Av. Pinheiro Machado. O carregamento total da bateria leva entre duas e três horas.

O veículo, de origem chinesa, tem a capacidade padrão, com 28 assentos, além de espaço reservado para cadeiras de rodas e até 62 passageiros em pé. No quesito acessibilidade, conta com piso baixo (low-entrance), rampa manual na porta central e sistema de ajoelhamento da suspensão (ECAS). O modelo também é equipado com ar-condicionado elétrico.

Segundo a prefeitura, serão realizados estudos com base no novo ônibus elétrico, visando ampliar a opção no sistema de transporte coletivo para avaliar sua eficiência, redução do consumo de energia e as vantagens em relação aos modelos a diesel.

O primeiro ônibus 100% elétrico do sistema municipal de Santos entrou em operação em agosto de 2017. Com a incorporação do novo veículo, a frota geral passa a contar com 224 coletivos e apresenta idade média de 3,49 anos. Atualmente, 30 coletivos do sistema municipal têm tecnologia Euro 6.

Tarifa congelada

O transporte coletivo de Santos conta com 41 linhas de ônibus, das quais 39 integradas ao sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Todas são equipadas com ar-condicionado, Wi-Fi e recursos de acessibilidade. Desde agosto de 2021, a prefeitura destina verba para o subsídio financeiro da tarifa. O valor pago pelo usuário, de R$ 5,25, permanece inalterado desde fevereiro de 2023 e seguirá congelado até o final de 2028.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também