RS abre consulta pública para concessão do transporte metropolitano de Porto Alegre

A concessão do transporte metropolitano será formalizada juntamente com o novo sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte público por ônibus na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA), que teve consulta pública realizada entre outubro e dezembro de 2025

Redação

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, na quarta-feira (21/1), o projeto de concessão patrocinada para a prestação do serviço de transporte público, incluindo fornecimento de frota, na região metropolitana de Porto Alegre. A concessão será dividida em seis sublotes e terá duração de 15 anos.

O critério de julgamento da licitação será dado pelo menor valor da contraprestação mensal. A modelagem projeta um valor de investimentos (Capex) de R$ 438,25 milhões, e valor total de operação (Opex) de R$ 9,65 bilhões, ao longo de todo o contrato.

Com a concessão, o estado busca formalizar e qualificar a prestação de serviço do transporte público coletivo da região – incluindo fornecimento parcial de frota, infraestrutura de garagem e entrega de sistemas inteligentes. Os serviços de bilhetagem e o cadastramento dos meios de pagamento serão segregados da operação. 

Os trajetos que são realizados atualmente serão mantidos na concessão, com um processo de readequação das linhas. Também será mantida a estrutura tarifária praticada hoje, sem aumento dos custos para o usuário. Além disso, com o investimento na frota, a iniciativa busca reduzir a idade média dos ônibus em operação pela metade.

A partir do anúncio, abre-se agora o período de consulta pública para recebimento de contribuições a respeito o projeto, etapa que ficará vigente até 23 de fevereiro. A previsão é que o edital seja lançado ainda em 2026.

Mais informações AQUI

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também