A chegada do PIX por aproximação aos ônibus de São Paulo representa um salto real na experiência do passageiro — especialmente para turistas, visitantes e usuários eventuais que não querem perder tempo atrás de um Bilhete Único físico. Agora, basta encostar o celular no validador para embarcar.
A tecnologia, desenvolvida pelas empresas Prodata e Primova, já está embarcada nos validadores mais recentes e pode ser ativada em toda a frota, como explica Roberto Pavan, gerente comercial da Prodata. Além de simplificar o embarque, o sistema nasce com quatro modalidades — tarifa comum, bilhete diário, semanal e mensal — detalhadas por Paulo Fraga, diretor comercial da Primova, oferecendo flexibilidade inédita ao passageiro.
Cittamobi como plataforma: mais acesso, mais informação
A diretora de relações institucionais da Primova, Emanuelle Cassimiro, mostra como o Cittamobi evoluiu para uma plataforma completa de mobilidade. Além de horários e rotas, o app agora conecta passageiros, prefeituras e operadores, permitindo alertas, pesquisas, relatos de problemas e até ações rápidas — como tarifa zero configurada em segundos, como já ocorreu em Sorocaba.
Comunicação: o elo que falta no transporte
A pesquisadora Ana Carolina Nunes, da Cidade a Pé, reforça que comunicação é parte essencial do transporte público. Ela explica por que o passageiro precisa entender como o sistema funciona, quais são seus direitos e como participar melhora contratos, fiscalização e decisões de gestão.
Ônibus velhos em São Paulo: o alerta de Adamo Bazani
O jornalista Adamo Bazani, do Diário do Transporte, revela dados exclusivos:
Mais de 2.200 ônibus com 11 a 13 anos de uso ainda circulam na capital, contrariando metas de renovação e promessas de eletrificação. A falta de infraestrutura e decisões mal planejadas atrasam a transição energética.
Santos e seus bondes históricos
Márcia Pinna, editora da Technibus, conta como Santos mantém e moderniza seu acervo de bondes — alguns agora com energia solar — tornando-se referência nacional em preservação e inovação.
Segurança nos terminais
No quadro Abrati News, Letícia Pineschi comenta o avanço de tecnologias como câmeras com reconhecimento facial em grandes terminais do país. A executiva destaca Rio de Janeiro e São Paulo como principais exemplos.
Editorial: o Rio de Janeiro e a transição energética
O episódio encerra com um editorial sobre o Fórum de Transição Energética do Detro, que discute um novo modelo de licitação no transporte intermunicipal fluminense, convertendo outorga financeira em investimento direto em ônibus limpos.
Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto. Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br.
Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte.
O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP
A produção é da Toda Onda
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



