O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e o Comitê do Prêmio de Transporte Sustentável anunciam a cidade de Salvador (BA) como vencedora do Prêmio de Transporte Sustentável em 2026. A secretaria municipal de mobilidade de Salvador (Semob) receberá o prêmio em uma cerimônia a ser transmitida em 11 de fevereiro nos canais on-line do ITDP. A capital baiana também participará da Série Sustainable Transport Award ao longo do ano, juntamente com Kochi e Santiago.
A cidade de Salvador, que possui cerca de dois milhões e meio de habitantes, tem investido no transporte público elétrico de qualidade, com foco no BRT. Em 2024, inaugurou um novo corredor de sete km que marca um passo à frente na expansão do acesso aos articulados, com várias estações modernas e acessíveis, além de intervenções específicas no espaço público. O sistema agora inclui mais de 12 km ao longo de dois corredores de BRT que opera com várias linhas. O BRT de Salvador também introduziu uma frota de ônibus elétricos e começou a operar com um terminal elétrico dedicado à recarga desses veículos, sendo o primeiro e único eletroterminal do Brasil.
Várias estações ao longo do novo corredor incluem medidas importantes de acessibilidade, como elevadores e embarque nivelado, para ajudar os passageiros com mobilidade reduzida ou deficiênca a viajar com mais conforto. Algumas estações também possuem bicicletários, estações de compartilhamento de bicicletas e patinetes.
Desde o início das operações, entre 2024 e 2025, o novo corredor de BRT ajudou a reduzir 780 toneladas de emissões acumuladas de CO₂, um número que deve aumentar à medida que os ônibus expandirem sua quilometragem, podendo atingir até 220 km por veículo por dia. Além dos benefícios ambientais, o corredor transformou o deslocamento diário de muitos usuários. Por exemplo, a linha semidireta entre o bairro da Lapa e o terminal rodoviário ajudou a reduzir o tempo de viagem de 45 minutos para apenas 18 minutos. De acordo com a Semob, a eficiência e o serviço do sistema de média capacidade levaram a um aumento de 10% no número de passageiros, sinalizando fortes resultados e boa recepção do público ao BRT.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Acesse o Acervo Digital OTM Editora



