Eletra, prefeitura de São Paulo e Ambiental Transportes fazem o Natal da capital paulista mais iluminado com linha especial circular

O serviço conecta os principais pontos turísticos do Centro, da avenida Paulista e do Parque Ibirapuera, além de facilitar o acesso ao comércio da região central

Marcia Pinna

Com ônibus elétricos de 15 metros, totalmente nacionais e com tecnologia da Eletra Industrial, a Prefeitura de São Paulo e a operadora Ambiental Transportes Urbanos inovam ao oferecer, nesta época tão especial do ano, uma linha exclusiva que conecta as atrações natalinas da cidade, marcadas por intensa iluminação e mensagens de esperança, e também os principais centros comerciais da região central. Trata-se da linha Circular 2002-31 (Terminal Parque Dom Pedro II/Natal Iluminado).

Os ônibus silenciosos, não poluentes e modernos da Eletra, equipados com motores e baterias WEG, plataformas Scania de três eixos e carrocerias Caio, partem todas as noites do Terminal Parque Dom Pedro II, na região central, o mais movimentado da capital por receber linhas de todas as regiões da cidade.

No trajeto, os passageiros podem apreciar vistas e atrações deslumbrantes, como os presépios e as decorações ao ar livre no Pátio do Colégio (berço da metrópole), no Largo de São Bento, na Praça da República, no Fórum João Mendes e na sede da Prefeitura de São Paulo. O percurso inclui ainda a Avenida Paulista, palco do Natal Iluminado 2025, e o decoradíssimo Parque Ibirapuera, com sua gigantesca árvore de Natal e enfeites que ficam ainda mais belos refletidos nas águas dos lagos do parque.

A linha funciona todos os dias até 6 de janeiro de 2026, sempre das 18h às 23h, com partidas, em média, a cada meia hora, saindo da plataforma 6, parada 60, do Terminal Parque Dom Pedro II.

A tarifa é a normal do sistema, de R$ 5, de segunda-feira a sábado, respeitando as gratuidades vigentes na cidade. É possível pagar com Bilhete Único, dinheiro ou cartões bancários de débito. Aos domingos, a linha também opera, mas com tarifa zero para todos os passageiros, graças ao programa ‘Domingão Tarifa-Zero’. Não haverá cobrança de tarifa também no Natal, 25 de dezembro, e no Ano Novo, 1º de janeiro.

O Natal Iluminado agora também é um Natal sustentável. “Para nós, da Eletra, é uma honra ver nossos ônibus participando dessa iniciativa, que já é um sucesso. Essa ação reflete o espírito do transporte sob demanda, já que a ligação foi desenvolvida para atender a uma necessidade específica da cidade e até incentivar mais pessoas a utilizarem o transporte público”, destaca a presidente da Eletra Industrial, Milena Romano.

“Os ônibus elétricos são ideais para rotas de apelo turístico e contemplativas porque são silenciosos, confortáveis e oferecem menor trepidação. Assim, proporcionam um passeio mais agradável, facilitando não só o acesso às atrações, mas também a experiência de senti-las, os sons, as luzes, o ambiente, sem o ruído dos motores tradicionais”, complementa Milena Romano.

 “Quem busca oferecer um serviço diferenciado, que cative e encante os passageiros e tenha um caráter turístico, disponibiliza ônibus elétricos aos seus clientes e à população em geral. É mais uma oportunidade que a eletromobilidade traz para que o transporte público se diferencie e se destaque. Os ônibus elétricos oferecem mais conforto aos passageiros e criam novas possibilidades de mercado para operadores e gestores públicos”, explica a presidente da Eletra.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também