A incerteza sobre o tempo de chegada dos ônibus é um dos principais desafios do transporte público nos dias atuais. Buscando eliminar esse gargalo, a Clever Devices, empresa global de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), vem transformando essa realidade ao aplicar soluções que garantem a previsibilidade ao usuário, um modelo que utiliza algoritmos determinísticos para tornar o deslocamento urbano mais confiável e transparente.
A iniciativa que a empresa está implementando com a SPTrans, em São Paulo, representa o maior projeto de ITS do mundo, abrangendo cerca de 14 mil veículos e atendendo cerca 7,1 milhões de passageiros por dia útil, segundo a SPTrans. O projeto busca transformar a relação do passageiro com o transporte coletivo, substituindo a espera indefinida por informação confiável e mais precisa com gestão em tempo real. Essa previsibilidade amplia a capacidade de planejamento das viagens, melhora a produtividade das operações e devolve ao cidadão o controle sobre o próprio tempo.
A tecnologia aplicada pela Clever Devices vai além do monitoramento, o sistema consolida dados de operação, desempenho e frequência, permitindo que gestores e operadores acompanhem, em tempo real, o comportamento da frota e atuem preventivamente em caso de desvios. A abordagem é baseada em gestão integrada do transporte público, que envolve planejamento, organização e controle das operações, e não apenas o rastreamento de veículos.
“A previsibilidade devolve ao passageiro o controle da própria jornada e reconstrói a confiança no transporte público. Mas a transformação vai além da experiência do passageiro, ela também redefine a gestão. A digitalização do sistema permite que operadores e gestores acompanhem o comportamento da operação em tempo real, identifiquem desvios operacionais e tomem decisões estratégicas com base em informações. Com o ITS da Clever Devices, é possível garantir mais disponibilidade, frequência e pontualidade, fortalecendo o transporte público como um sistema previsível, confiável e eficiente”, afirma Maurício Corte, vice-presidente de Contas Estratégicas da Clever Devices para a América Latina.
Parceria com CMTU (Londrina)
O mesmo conceito vem sendo adotado em Londrina (PR), em parceria com a CMTU, onde a experiência reforça o potencial da tecnologia para transformar o transporte urbano em cidades de diferentes portes. O sistema implementado otimiza rotas, ajusta frequências e garante regularidade no serviço, resultando em maior confiança por parte dos passageiros. Essa previsibilidade operacional gera eficiência para os operadores e segurança para quem depende do transporte coletivo diariamente.
A empresa, que conta com mais de 300 clientes em todo o mundo, traz ao Brasil sua experiência em mercados como o de Chicago, nos Estados Unidos, que, após a implantação das soluções de ITS da Clever Devices, registrou um aumento de 4% no número de passageiros, resultado direto da confiança recuperada no transporte público. O mesmo princípio agora orienta o avanço de São Paulo e Londrina, consolidando a tecnologia como base de um novo paradigma de mobilidade no Brasil.



