Guanabara adota manutenção preditiva Stratio em 800 ônibus

A Eucatur é outra empresa que também contratou a tecnologia da marca neste ano, e o projeto está programado para ter início em janeiro de 2026

Marcia Pinna

A Viação Guanabara é a primeira empresa de transporte rodoviário no Brasil a implementar tecnologia de manutenção preditiva em tempo real, em parceria com a Stratio, empresa de atuação global especializada em manutenção preditiva com tecnologia baseada em inteligência artificial.

A Guanabara havia instalado a solução da Stratio em 2023 para telemática, mas neste ano iniciou o projeto de manutenção preditiva e o treinamento das equipes. A Eucatur é outra empresa que também contratou a tecnologia da marca neste ano, e o projeto está programado para ter início em janeiro de 2026.

A solução de manutenção preditiva em tempo real permite prever falhas nos ônibus antes que aconteçam, reduzindo paradas inesperadas, aumentando a segurança e garantindo maior pontualidade para os passageiros. “Com a Stratio, passamos a antecipar possíveis falhas antes mesmo que aconteçam, garantindo uma operação mais eficiente e confiável”, afirma Flávio Bandeira, diretor de TI da Guanabara.

A plataforma da Stratio analisa continuamente milhares de dados em tempo real, identificando sinais de desgaste e falhas iminentes. O sistema já consegue, por exemplo, prever falhas no ar-condicionado, detectar quedas na pressão do óleo antes de danos graves no motor, antecipar o fim da vida útil da bateria de arranque, identificar fugas de ar que comprometem os freios.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Veja também