Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela recebe investimentos de R$ 35 milhões

A estação será uma das primeiras a apresentar o novo conceito de design das estações da Linha 4-Amarela

Redação

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, deu início à modernização da Estação Pinheiros. Mais de 106 mil pessoas utilizam a estação em dias úteis. O projeto, que representa um investimento de aproximadamente R$ 35 milhões, inclui melhorias estruturais e visuais em toda a estação, com nova iluminação em Led de alta eficiência, reforma completa dos sanitários, padronização das áreas comerciais e criação de um novo espaço externo com cafés e áreas de convivência.  

Entre os diferenciais da modernização está o uso de materiais sustentáveis, como a Madeira Laminada Colada (MLC) — proveniente de reflorestamento — nas novas lojas e quiosques. O projeto luminotécnico foi desenvolvido pela Lux, o mesmo escritório responsável pela iluminação do Instituto Moreira Salles da avenida Paulista e do Museu do Ipiranga — referências nacionais em iluminação técnica e arquitetura. Já a iluminação inteligente, 100% em Led, permitirá o ajuste de cores (no pavimento mezanino) e intensidades, conforme necessidades da operação. 

O projeto também marca uma nova etapa na estratégia comercial da Linha 4-Amarela. No total, serão 553 m² de lojas ao longo da estação. A estação Pinheiros contará ainda com um novo conceito externo de café e área de convivência.

A conclusão das reformas na área pública está prevista para janeiro de 2026 e a área externa, com um futuro café, para agosto de 2026. A modernização de Pinheiros integra o movimento de transformação da plataforma de trilhos da Motiva, que também reúne as concessionárias das linhas 5-Lilás, 8-Diamante, 9-Esmeralda, Metrô Bahia e VLT do Rio de Janeiro. A estação será uma das primeiras a apresentar o novo conceito de design das estações da Linha 4-Amarela.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Veja também