BRT Sorocaba atinge mais de 87% de aprovação no tempo de viagem, indica pesquisa

Quinta edição de pesquisa anual revela aumento na satisfação dos passageiros em múltiplos quesitos, como segurança e clareza das informações. Em cinco anos,o sistema já transportou mais de 80 milhões de pessoas

Redação

Um levantamento recente revela que o sistema BRT Sorocaba alcançou um marco importante: 87,7%dos seus usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o tempo de viagem oferecido. Os dados são da 5ª edição da pesquisa “A Jornada do Passageiro”, realizada anualmente pela concessionária BRT Sorocaba e conduzida pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi

Este índice representa um crescimento de 10% na aprovação em comparação como ano anterior e consolida a operação, que já beneficiou mais de 80 milhões de pessoas em cinco anos, como uma referência em tecnologia e eficiência na mobilidade urbana.

A pesquisa ouviu 863 passageiros, com uma amostra representativa composta por 54,9% de mulheres e 43,6% de homens) que utilizam o transporte coletivo diariamente. Foram avaliados aspectos essenciais da experiência de deslocamento, desde a infraestrutura dos terminais e estações até a percepção geral sobre a frota e os serviços. 

A clareza das informações sobre linhas e horários também registrou um avanço notável, segundo a pesquisa. A satisfação neste quesito atingiu 85,1%, um salto de 21,6% em relação a 2024. No índice de satisfação geral, o sistema obteve a aprovação de 84,4% dos passageiros, um aumento de 7,2% ante o ano passado. 

A segurança, um dos pilares da operação, também apresentou melhora na percepção dos usuários. O índice de satisfação com a segurança dentro dos ônibus chegou a 83,9%, um incremento de 5% em relação à pesquisa anterior. “Atribuímos essa sensação de segurança à presença do circuito de câmeras inteligentes que monitora toda a movimentação.

Um trajeto vigiado ajuda a inibir situações de vulnerabilidade. Desde nossa ativação, em 2020 até 2025, transportamos mais de 80 milhões de pessoas, e ter esse retorno após cinco anos de operação é muito animador”, explica Andere.

Outros indicadores reforçam a avaliação positiva. O conforto da infraestrutura foi aprovado por 81,9% dos entrevistados, enquanto o tempo de espera, um fator crítico para a escolha do modal, teve sua satisfação elevada em 7,9%, alcançando a aprovação de mais de 72% dos usuários. 

Novos indicadores

 Nesta edição, a pesquisa foi expandida para incluir novos atributos, como a avaliação da condução dos motoristas, o atendimento prestado, a limpeza e a manutenção do sistema. A condução segura foi um destaque, com 91,2% de aprovação, mesmo índice alcançado pelo atendimento às solicitações de embarque e desembarque. A postura de respeito e cortesia dos profissionais foi bem avaliada por 91% dos participantes.

A manutenção da infraestrutura foi considerada satisfatória por 86,7% dos passageiros, enquanto a limpeza das estações e dos veículos recebeu 84,9% e 80,2% de aprovação, respectivamente. 

A pesquisa foi realizada entre 15 e 30 de setembro de 2025, em duas etapas. A primeira, quantitativa, por meio de enquete eletrônica no aplicativo Cittamobi. A segunda, qualitativa, com entrevistas presenciais nos terminais, estações e dentro dos ônibus. Ao todo, foram mensurados 22 atributos sobre a experiência do usuário no sistema BRT Sorocaba. 

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Veja também