Uma parceria inovadora está pronta para redefinir a mobilidade urbana em São Paulo, uma metrópole de mais de 12 milhões de pessoas. Liderada pela Clever Devices e apoiada pela Liftango e Optai, a colaboração estratégica com a SPTrans modernizará um dos maiores sistemas de transporte de superfície do mundo. Esta ambiciosa iniciativa irá aprimorar a utilização da frota de transporte público de 13.000 ônibus da cidade e os 4.200 veículos dedicados ao transporte escolar, estabelecendo uma nova referência global para transporte inteligente, inclusivo e eficiente.
Dispositivos inteligentes para modernizar a rede de 1.300 linhas de São Paulo
Como contratada principal, a Clever Devices, juntamente com suas subsidiárias Clever Devices do Brasil e MAIOR, implementará um conjunto abrangente de sistemas inteligentes de transporte (ITS) baseados em nuvem e soluções de planejamento e programação para otimizar as operações em toda a vasta rede de ônibus de São Paulo, operada por 24 empresas diferentes, como um dos maiores projetos do mundo
envolvendo a implementação de tecnologia ITS para transporte público.
As tecnologias a serem implantadas incluem: planejamento e programação de serviços, despacho assistido por computador/localização automática de veículos (CAD/AVL), sistemas de informação ao passageiro em tempo real, monitoramento da integridade do veículo, análise de dados.
Essas ferramentas aumentarão a eficiência operacional, melhorarão a experiência do passageiro e permitirão que a SPTrans monitore o desempenho do operador em relação às principais métricas.
“Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos pela SPTrans para apoiar seu compromisso de melhorar os serviços de trânsito em São Paulo. Ser selecionado por uma das maiores agências de trânsito do mundo reforça nossa liderança no setor”
Liftango e Optai irão otimizar o monitoramento de 4.200 veículos de transporte escolar e 650 do Atende+
Paralelamente, a Liftango, como subcontratada da Clever Devices, apoiada por seu parceiro local Optai, liderará a transformação dos serviços especializados de mobilidade de São Paulo, incluindo o programa de transporte escolar gratuito TEG (Transporte Escolar Gratuito) e o serviço de transporte acessível do Atende+, que fornece serviço essencial porta-a-porta para pessoas com deficiência. Aproveitando a tecnologia de ponta Demand-Responsive Transport (DRT – Transporte Sob Demanda), esta iniciativa modernizará e digitalizará as operações em uma frota de mais de 4.800 veículos.
Com forte ênfase na sustentabilidade, acessibilidade e eficiência operacional, o projeto foi desenhado para expandir significativamente o alcance do serviço e melhorar a capacidade de passageiros sem aumentar o tamanho da frota. Ao simplificar as operações e aprimorar a experiência do usuário, o esforço estabelecerá um novo padrão para o transporte público inclusivo e inteligente em São Paulo e servirá de
modelo para outras cidades ao redor do mundo.
Os principais componentes desta iniciativa incluem digitalização e otimização de serviços porta-a-porta para pessoas com deficiência, rastreamento e roteamento aprimorados para transporte escolar, lançamento de um novo serviço de ônibus flexível e sob demanda para melhorar a acessibilidade e a experiência do passageiro.
“Estamos comprometidos com o mercado brasileiro desde os primórdios da Liftango. Se você acredita no poder dos ônibus, não há muitos mercados mais importantes. Com nossos parceiros Optai conseguimos localizar nossa abordagem e agora estamos posicionados para desempenhar um papel importante na modernização do poderoso sistema de ônibus brasileiro”, afirma Jacob Greig, diretor comercial da Liftango.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Ouça o Podcast do Transporte



