A BYD apresentou seus novos ônibus elétricos B12.b HF, B12.b LE e B18.b na Busworld Europe 2025, que aconteceu de 4 a 9 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica. Pioneira no mercado europeu de ônibus elétricos, a empresa já conta com mais de uma década de atuação no continente. Atualmente, existem mais de 5.000 ônibus elétricos BYD nas estradas europeias.
O High Floor de 12 metros oferece autonomia de até 650 km e carregamento por pistola dupla ou pantógrafo de 520 kW. Alimentado pela tecnologia de bateria de lâmina de fosfato de ferro-lítio (LFP), desenvolvida pela BYD, ela aproveita todas as vantagens da Plataforma de Ônibus Elétrico 3.0, exclusiva da marca.
“A BYD está presente no Brasil desde 2014, e a planta de Campinas é hoje um dos principais pólos da empresa na América Latina, responsável pela montagem de todos os chassis de ônibus elétricos no país. A BYD Brasil também marcou presença na Busworld 2025, um dos mais importantes eventos do setor em todo o mundo. O evento é uma grande oportunidade para conhecermos de perto o que há de mais avançado em mobilidade elétrica”, afirma Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil.
A BYD já tem 400 modelos vendidos no país. Segundo a empresa, cada chassi de ônibus BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos de ônibus a diesel.
Modelos
O B12.b HF, com construção de piso alto, tem compartimento de carga de 5,7m³, que acomoda facilmente até 121 malas de 20 polegadas, enquanto os sistemas avançados de assistência ao motorista otimizam a segurança, mesmo em terrenos e condições climáticas desafiadoras.
Além disso, foi projetado para atender a uma ampla gama de operações, desde deslocamentos urbanos e intermunicipais até turismo, o B12.b HF conta com capacidade máxima de bateria de 495 kWh, autonomia totalmente elétrica de até 650 km e carregamento de 520 kW via pistola dupla ou pantógrafo.
Já o novo ônibus articulado 100% elétrico B18.b, de 18 metros, amplia as capacidades da linha, oferecendo espaço para até 146 passageiros e autonomia de até 630 km. O modelo se beneficia plenamente da tecnologia da bateria Blade, com densidade energética que permite capacidade máxima de 746 kWh, garantindo desempenho consistente em trajetos mais longos.
O B18.b possui opção de tração integral, permitindo enfrentar declives mais acentuados e oferecer condução mais segura em chuva, neve ou estradas em condições adversas. Além disso, em ruas urbanas estreitas, a unidade de controle de quarta geração do sistema de disco articulado, combinada à tecnologia de amortecimento hidráulico, aumenta significativamente a estabilidade em curvas. Um sistema de frenagem regenerativa eficaz, mesmo em descidas longas com a bateria totalmente carregada, mantém os freios de fricção mais frios e reduz o desgaste, completando o pacote de eficiência e segurança.
Mercado Europeu
A BYD intensifica sua participação no mercado europeu com expansão da fabricação e da área de serviços, incluindo a primeira oficina dedicada a sistemas de baterias OEM, no Reino Unido. Após a expansão de sua fábrica de ônibus elétricos na Hungria, a capacidade anual ultrapassará 1.000 unidades e criará centenas de empregos locais.
A presença europeia de ponta a ponta aumenta o tempo de atividade, reduz o custo total de propriedade e oferece soluções projetadas para clientes europeus. Atualmente a empresa tem mais de 7.000 e-Buses em operação ou encomendados em 26 países e mais de 160 cidades. No mês passado, a empresa entregou o e-Bus “BYD número 5.000” na Europa. A BYD já entregou mais de 89.000 e-Buses globalmente.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Ouça o Podcast do Transporte