A Mercedes-Benz do Brasil superou o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U a bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano.
“Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram entregues a empresas de transporte coletivo do estado de São Paulo, principalmente da capital”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É muito significativo expandir nossa presença em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim, em alinhamento com a Daimler Buses, reforçamos o nosso compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e os princípios ESG”.
“No último dia 22 de setembro, a prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétricos para o transporte coletivo municipal. Desse lote, 80 unidades eram do eO500U da nossa marca”, informa Walter Barbosa. “Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, sendo mais de cinco milhões de km rodados. Entre nossos clientes destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto”.
O ônibus elétrico urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no país dentro da realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na linha 4.0 da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Atualmente, o ônibus elétrico Mercedes-Benz vem sendo testado fora do estado de São Paulo, em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santos e, futuramente, no Rio de Janeiro. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, tem um programa de testes internos para 2025. Este veículo deverá começar a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina”, ressalta Walter Barbosa.
Chile e Argentina já receberam o ônibus elétrico para demonstração, o que irá ocorrer também com o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook
Ouça o Podcast do Transporte