Será apresentado para a população de Porto Alegre o primeiro ônibus 100% elétrico do transporte público da cidade, do tipo superarticulado de 21,5 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros. A exposição ocorre nesta sexta-feira, 19 de setembro de 2025, e neste sábado (20), no parque Harmonia. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, fazem a entrega oficial durante uma cerimônia aberta a todo o público que ocorre às 10h desta sexta-feira (19).
O veículo conta com piso baixo e rampa e possui tecnologia totalmente nacional, produzido pela Eletra (tecnologia e tração), de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com as também fabricantes com plantas brasileiras Caio (carroceria), de Botucatu; WEG (motores, inversor e baterias), de Jaraguá do Sul (SC) e Mercedes-Benz (chassi), em São Bernardo do Campo (SP).
As baterias de Íon-Lítio-Fosfato da nova geração, apresentam autonomia de 250 km, com recarga completa em apenas quatro horas. O modelo possui ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, acessibilidade universal (com espaço para uma cadeira de rodas), vidros com proteção contra raios ultravioleta do sol e suspensão pneumática.
O lote inicial é de quatro ônibus superaticulados deste modelo que atende aos critérios do chamamento público lançado em 2023 pela SMMU, dentro do Programa Mais Transporte, que busca modernizar a mobilidade urbana e aprimorar o serviço aos clientes do transporte coletivo de Porto Alegre.
A prefeitura estima a inclusão de mais 100 ônibus elétricos em Porto Alegre, dos quais 70 articulados de 30 padron (dois eixos e comprimento entre 12,1 metros e 13,5 metros).
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.