Na Busworld Europe 2025, a Eberspaecher VAI apresentar sistemas de ar-condicionado para ônibus que utilizam propano (R290) como refrigerante natural. A empresa lançará seus modelos AC135 e AC138 EVO para montagem no teto, oferecidos como equipamento de série e como soluções de retrofit para veículos a diesel.
Impulsionado pelo Regulamento de Gases Fluorados da UE e pelos esforços globais para eliminar gradualmente os refrigerantes nocivos, o propano oferece uma alternativa sustentável com um potencial de aquecimento global de apenas ~3. Cobrindo uma faixa de temperatura de –15 °C a +55 °C, é particularmente adequado para climas quentes e aplicações com bombas de calor. Para regiões mais frias, a Eberspaecher também fornece sistemas baseados em CO₂ (R744).
Os sistemas AC135 e AC138 EVO utilizam uma configuração direta, eliminando trocadores de calor adicionais. Para que o propano seja usado de forma segura, medidas de segurança derivadas da tecnologia ferroviária foram adotadas.
Um destaque importante é a solução de retrofit para ônibus a diesel. Em parceria com um especialista externo, a Eberspaecher desenvolveu um sistema acionado por gerador para alimentar compressores elétricos, permitindo que veículos a diesel adotem a tecnologia de refrigeração natural pela primeira vez.
Todos os modelos são equipados com o módulo E-Control, que integra todas as funções de gerenciamento térmico. Por meio da plataforma e-connected baseada em nuvem, os operadores têm acesso a atualizações remotas, monitoramento da frota em tempo real e recursos de manutenção preditiva.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.