A BRT Sorocaba inicia, esta semana, a 5ª edição da “Pesquisa Anual de Satisfação do Passageiro”, que termina em 30 de setembro. A iniciativa convida os passageiros a avaliarem quesitos essenciais como tempo de viagem, conforto, segurança e inovação tecnológica do sistema.
O objetivo é coletar dados que servirão como base para aprimorar continuamente um serviço que já transportou mais de 80 milhões de pessoas em cinco anos de operação. A pesquisa, intitulada “A jornada do passageiro”, será desdobrada em duas frentes para garantir uma análise completa e em detalhes.
A primeira fase é a quantitativa e ocorrerá por meio de enquete eletrônica no aplicativo Cittamobi, onde os passageiros cadastrados receberão um convite para responder a um questionário rápido sobre a percepção que têm em relação ao serviço. Já a segunda parte será qualitativa e será feita por entrevistadores presentes nos terminais, estações e dentro dos ônibus para conversar diretamente com o público, fazendo registros das impressões dos passageiros durante os trajetos. Essa abordagem dupla permitirá cruzar dados massivos com a sensibilidade do contato humano.
Para Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, desde sua primeira edição, em 2021, a pesquisa funciona como um termômetro para a gestão do sistema. “Acolhendo a opinião de quem usa o transporte, nos permite corrigir situações, investir em melhorias e agir de maneira proativa para garantir um serviço de qualidade. Nosso trabalho é diário e a opinião do passageiro é fundamental em nosso processo de evolução”, explica.
O levantamento, encomendado pela Concessionária BRT Sorocaba e conduzido pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi, avaliará aspectos como a percepção da operação, agilidade nos deslocamentos e a satisfação geral com os terminais, estações e os 120 ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi, USB e câmeras de segurança.
“A Prompt é um bureau de soluções de inteligência de mercado que apoia organizações na tomada de decisões estratégicas baseadas em dados. Atuando com pesquisas de satisfação, estudos de mercado e consultoria estratégica, a empresa também desenvolve sistemas tecnológicos de apoio à gestão. Combinando análise descritiva, preditiva e prescritiva, a Prompt ajuda empresas a transformar dados em resultados concretos e sustentáveis”, conclui Tiago Araújo, diretor da Prompt Consultoria.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.