A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 17-Ouro de monotrilho, iniciou no final de julho o treinamento do primeiro grupo de 20 instrutores, composto por técnicos e engenheiros das áreas de manutenção, operação e engenharia. A capacitação, ministrada pelo Metrô de São Paulo, prepara esses profissionais para, posteriormente, treinar mais de 140 colaboradores que atuarão na manutenção da nova linha. A iniciativa integra o plano de preparação para o início da operação assistida, previsto para março de 2026.
O primeiro treinamento técnico, realizado entre os dias 29 e 31 de julho, abordou o sistema de baixa tensão (Grupo 1) e combinou dois dias de aulas teóricas no pátio Capão Redondo com um dia prático na estação Vereador José Diniz. Esta é a primeira de uma série de capacitações planejadas para três divisões (Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3), que cobrirão todos os sistemas, sendo essenciais para a operação do monotrilho.
“A equipe que participa deste ciclo de treinamentos é formada por instrutores que recebem o conhecimento técnico diretamente do Metrô e serão responsáveis por repassar as informações aos futuros colaboradores que atuarão na Linha 17-Ouro. No total, teremos mais de 140 profissionais dedicados exclusivamente à manutenção da nova linha”, explica Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade Linha 17-Ouro.
Para garantir que as equipes estejam totalmente preparadas para o início da operação assistida, em março do próximo ano, novos treinamentos serão realizados, abrangendo todos os sistemas do modal, desde a operação dos trens até os procedimentos para resolução de falhas críticas.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.