A Viação Pêssego, que atua na zona leste de São Paulo, iniciou a fase de testes com um ônibus elétrico de nove metros da Tevx Higer. O projeto-piloto vai avaliar o desempenho do veículo no ambiente urbano da capital paulista. A principal meta é verificar sua capacidade de transpor obstáculos comuns no dia a dia, como valetas e lombadas, além de comprovar a sua autonomia.
O teste será realizado em uma linha regular da operadora, rodando sem passageiros, para coletar dados precisos. Para Joseandro Souza, da Viação Pêssego, essa é uma excelente oportunidade para a empresa. “Queremos ver, na prática, como um veículo com piso 100% baixo se comporta em uma operação urbana complexa como a da zona leste de São Paulo. Este é o primeiro veículo mini com essa configuração disponível para testes na cidade, e estamos ansiosos para ver seu desempenho na transposição de valetas e lombadas, além da sua autonomia, que são alguns de nossos maiores desafios”.
O Azure9 se destaca pela tecnologia focada no conforto e na acessibilidade. Ele conta com piso totalmente baixo e um sistema de ajoelhamento que permite ao ônibus “deitar” para o lado da porta, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, idosos e pais com carrinhos de bebê.
Para uma experiência completa a bordo, o ônibus é equipado com um sistema de ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e portas USB nos balaústres e bancos, garantindo total conforto para os usuários.
Para o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, esse é mais um desafio para demonstrar as qualidades do produto: “O modelo de nove metros é compacto e bastante robusto, facilitando o deslocamento em ruas mais estreitas e permitindo sua atuação em linhas mais periféricas das grandes cidades. A operação em São Paulo é estratégica e irá demonstrar as qualidades do nosso produto em um dos mercados mais exigentes do país.”
O teste na Viação Pêssego é o primeiro de uma série que a Tevx Higer realizará na cidade. A previsão é que, ainda neste mês, o ônibus elétrico de nove metros seja testado em outras operadoras paulistas.