A cidade de São Paulo passa a contar com 200 pontos de ônibus inteligentes do programa Abrigo Amigo, uma parceria entre a prefeitura de São Paulo, Eletromidia e a Claro. O projeto transforma abrigos em espaços de acolhimento e proteção para passageiros, em especial mulheres, durante a noite e a madrugada.
Nesta fase, serão entregues 139 novos abrigos, distribuídos pelas regiões central, norte, leste e oeste. Os equipamentos são conectados à internet e contam com câmeras de alta resolução, microfones, alto-falantes e atendimento remoto por chamada de vídeo entre 20h e 5h, permitindo que usuários em situação de vulnerabilidade solicitem acompanhamento enquanto aguardam o transporte público.
Criado em 2023, o Abrigo Amigo já registrou cerca de 17 mil chamadas de companhia e 285 ocorrências documentadas, reforçando a importância da tecnologia como ferramenta de proteção e humanização no espaço urbano.
Para ser atendido, o passageiro aperta um botão e por meio de uma videochamada passa a ter contato on-line com uma das mulheres de uma equipe preparada para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.