O sistema de transporte coletivo BRT Sorocaba celebra seu quinto aniversário com um marco expressivo: mais de 80 milhões de passageiros transportados desde o início de suas operações. Para marcar a data, a concessionária BRT Sorocaba lança, a partir de 30 de agosto, uma campanha comemorativa que inclui uma nova identidade visual nas estações, ações de relacionamento com o cliente e formadores de opinião e a veiculação de conteúdos institucionais.
A celebração reflete a consolidação de um projeto que redefiniu a experiência de deslocamentos em Sorocaba. “Este é um momento especial e de imensa alegria, que compartilhamos com todos que fazem parte desta história: nossos colaboradores, passageiros, a Urbes, a Semob e toda a cidade. Ao longo desses cinco anos, a nossa realidade se misturou com o cotidiano das pessoas e elas com o nosso, contribuímos para o crescimento do município, transformamos a vida para o bem e abrimos muitos caminhos. Temos uma vasta lista de realizações, aprendizados e conquistas”, afirma Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.
A campanha de aniversário será visível em diversas frentes. O público poderá conferir no circuito interno de TV e nas redes sociais as novas peças publicitárias, as estações e o mobiliário urbano receberão uma identidade visual diferenciada, enquanto um filme e spots de rádios circularão nas principais mídias locais. Além disso, os terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga receberão painéis “instagramáveis”, e os passageiros serão presenteados com brindes em ação interativa.
Por meio do aplicativo Cittamobi, o passageiro sabe em tempo real a localização do veículo, o horário de chegada, a melhor rota para o seu destino e onde está o local mais próximo para embarcar. Cada viagem é monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo mais segurança e previsibilidade. Somado a isso, a frota de veículos novos e climatizados, equipada com wi-fi gratuito, complementa a experiência. Toda essa infraestrutura é sustentada por um Sistema de Transporte Inteligente (ITS), que integra mais de 20 soluções para monitorar o desempenho da operação.
Modelo de mobilidade
Idealizado pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, com investimento de R$ 475 milhões, o BRT Sorocaba se tornou um modelo de mobilidade para cidades de médio porte no Brasil. Devido ao seu posicionamento, é frequentemente visitado por gestores públicos e privados de outras localidades, interessados em replicar o sucesso.
O sistema se destaca também por soluções sustentáveis, como o uso de energia fotovoltaica, reaproveitamento de água e uma frota de ônibus mais silenciosa e menos poluente. “Realizamos a implantação do sistema em julho de 2019 e em agosto de 2020 já estávamos operando o corredor Itavuvu, nosso primeiro trecho. Ao mesmo tempo que tínhamos outros corredores em obras, por outro lado, estávamos com o sistema ativo. Este cenário intenso trouxe para a nossa equipe um nível de treinamento muito forte, o que de certa maneira, nos ajuda a manter a qualidade dos serviços em um alto padrão”, diz Andere.
Estrutura do BRT em números
Operação: 24 linhas em operação e um Centro de Controle Operacional (CCO) dedicado.
Corredores: 2 exclusivos (Itavuvu e Ipanema) e 7 estruturais (Centro, Sul, Leste, Oeste, Américo, General Osório e Binário);
Terminais: 3 (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga);
Estações e paradas: 23 estações e 128 pontos de parada;
Frota: 120 ônibus com ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB;
Tecnologia: mais de 1415 câmeras de segurança, 610 computadores embarcados, 442 telas e displays de Led, 412 antenas, 374 dispositivos de bilhetagem, 42 servidores e mais de 110 km de fibra ótica;
Operação: 24 linhas em operação e um Centro de Controle Operacional (CCO) dedicado.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.