Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa passam a ter a Barra Funda como terminal 

O Serviço 710, que unia as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em viagens diretas, será descontinuado a partir de amanhã

Redação

A partir de quinta-feira (28), as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passarão a ter a estação Palmeiras-Barra Funda como novo terminal. Com a mudança, todos os passageiros dessas duas linhas deverão desembarcar na Barra Funda. Para seguir em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra, será necessário realizar a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6.

A alteração nas linhas 7 e 10 dá continuidade às mudanças iniciadas na segunda-feira (25), quando a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda iniciou em dias úteis. O novo trajeto da Linha 11 funciona diariamente em todo o horário comercial (4h às 24h).

Segundo a CPTM, a estação Palmeiras-Barra Funda se consolida como novo hub do transporte público sobre trilhos em São Paulo. Além das linhas 7, 10 e 11 e do Expresso Aeroporto da CPTM, o terminal integra também a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos. A localização estratégica ainda conecta os passageiros a terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.

Além das alterações de trajeto, a CPTM promoveu recentemente melhorias em outras linhas. Na Linha 12-Safira, foi retirada a operação em loop, permitindo a circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico. Na Linha 13-Jade, o intervalo passou a ser de 10 minutos nos horários de pico, ampliando a oferta de lugares. Já no Expresso Linha 10, que conecta Santo André a Tamanduateí, os trens circulam agora a cada 20 minutos nos períodos de maior demanda.

Nova gestão operacional

A partir desta quinta, inicia-se a operação supervisionada, quando a TIC Trens passa a operar a Linha 7-Rubi sob supervisão e orientação da CPTM até 26 de novembro, data de início da operação comercial, conforme previsto no contrato de concessão do governo de estado de São Paulo. Quando isso acontecer, a empresa TIC Trens passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também