Transporte regular de passageiros já está preparado para atender demanda da COP 30

 De acordo com projeções da Abrati para a demanda de passageiros nas rotas rumo a Belém, o impacto deve ser 40% maior no fluxo de viajantes na região, com crescimento da busca pelo transporte a partir da metade de outubro

Redação

Em meio às críticas sobre a falta de hospedagem e qualidade de certos serviços na conferência COP 30, em Belém, o setor de transporte rodoviário de passageiros afirma que já está preparado para o maior encontro de cúpula de chefes de estado a ser realizado na região Norte do Brasil, programado para o período de 10 a 21 de novembro deste ano.

“O setor de transporte rodoviário regular de passageiros, representado pela Abrati, tem expertise na realocação estratégica de frota para atender demandas extraordinárias associadas a eventos sazonais de grande porte e está totalmente preparado para absorver o potencial aumento desse momento de tanta relevância para o clima e a região amazônica”, assegura a empresária e conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Letícia Pineschi.

“Nossas empresas conhecem a região, suas estradas e mantêm uma operação estruturada, segura e acessível em termos de tarifas aos viajantes que necessitam de transporte para chegar ou sair de Belém”, diz Pineschi.

Desde que a capital paraense foi escolhida para a convenção mundial do clima, as companhias passaram a acompanhar os dados da movimentação de pessoas e se dedicam a redesenhar rotas, mobilizar veículos e preparar colaboradores para atender os milhares de visitantes que devem começar a chegar a Belém a partir da segunda quinzena de outubro próximo.

A aguardada alta de demanda de passageiros vai encontrar oferta suficiente de transportes, serviços de atendimento nas agências de vendas e veículos preparados para as estradas em diversas rotas até Belém, além da retaguarda contingencial em garagens e serviços mecânicos. “A região é reconhecida por abrigar significativo contingente de operadores rodoviários não autorizados e irregulares, cuja atividade representa uma concorrência desleal frente às empresas regulares que atuam em conformidade com as normas trabalhistas, fiscais e regulação. Contudo, tendo os olhos do mundo inteiro voltados para a localidade, estou certa que haverá um reforço intenso na fiscalização”, reforça a representante da Abrati.

Antecedendo o evento da COP 30, as companhias de transporte rodoviário de passageiros voltadas à região Norte organizaram agendas e discussões com empresas que estarão empenhadas na organização do encontro mundial, trocando informações e orientações cruciais para desenharem uma operação satisfatória. De acordo com projeções da Abrati para a demanda de passageiros nas rotas rumo a Belém, o impacto deve ser 40% maior no fluxo de viajantes na região, com crescimento da busca pelo transporte a partir da metade de outubro, principalmente nos casos das equipes que viajarão de outras regiões do Brasil para reforçar os serviços na capital e no entorno.

Para além da eficiência logística na COP 30, as empresas associadas à Abrati terão espaço e oportunidade de apresentar suas boas práticas em ESG, reforçando a tradição sustentável do transporte rodoviário de passageiros. Modal coletivo com menor impacto ambiental, o setor se posiciona com autoridade para contribuir com soluções inclusivas e responsáveis no encontro climático.

O transporte rodoviário regular, dessa forma, reafirma sua relevância como serviço público essencial e estratégico na realização da COP 30. Ao garantir conectividade segura e acessível, o setor demonstra compromisso com a integração nacional e com o êxito do maior encontro climático já sediado na Amazônia.

Quadro de redução de emissão de Carbono:

 Comparativo de emissões de CO₂ por passageiro (Europa e estudos internacionais):

ÔNIBUS RODOVIÁRIO: ~ 27 g CO₂/pax.km

AVIÃO DOMÉSTICO: ~ 255 g CO₂/pax.km

CARRO INDIVIDUAL (1 passageiro): ~ 171 g CO₂/pax.km

(Fonte: Agência Europeia do Meio Ambiente – EEA, 2023; IPCC; relatórios UITP e IRU)

Dados da operação Rumo a Belém – COP 30 de Transporte Regular 

● Empresas regulares interestaduais que atendem Belém: 12

● Linhas regulares que atendem a capital 282

● Total de horários ofertados na malha padrão para a região: 9.979

● Projeção de aumento de demanda para a COP 30: 40% (estimativa de crescimento a partir da segunda quinzena de outubro)

● Regiões com maior potencial de emissão de passageiros por ordem de grandeza: centro oeste, nordeste e sudeste.

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