A Marcopolo obteve a acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que estabelece requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Concedido pela coordenação-geral de acreditação do Inmetro, a acreditação confirma que o laboratório de testes e engenharia experimental da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul (RS).
A acreditação – nº CRL 1962 – abrange uma ampla gama de ensaios realizados pelo laboratório de testes e engenharia experimental da unidade Ana Rech. Entre eles estão testes mecânicos (como ancoragem de cintos de segurança e resistência de encostos), ensaios térmicos (como flamabilidade de materiais internos), acústicos e de vibração (como pressão sonora de buzinas), além de análises químicas (como névoa salina e intemperismo acelerado) e ópticas (como brilho de superfícies).
Na prática, a acreditação atesta a competência técnica da Marcopolo para conduzir ensaios com validade nacional e internacional, desde testes de segurança de componentes veiculares até análises de resistência e durabilidade dos materiais utilizados nos ônibus produzidos pela empresa.
A acreditação é resultado de três anos de investimento, aprimoramento de processos e trabalho colaborativo entre as equipes. Mais do que um marco técnico, a acreditação reforça o compromisso da companhia com a qualidade de seus produtos, a segurança dos passageiros e o avanço da mobilidade. “Essa conquista é fruto de muito empenho coletivo e representa um salto importante no fortalecimento da nossa engenharia”, afirma Mauricio Gazzi, gerente de desenvolvimento de produtos e tecnologias.
O escopo completo da acreditação encontra-se disponível no seguinte endereço: clique aqui