A BYD e o Clube de Regatas do Flamengo anunciam uma parceria inédita: o Rubro-Negro será o primeiro clube do Brasil a utilizar um ônibus 100% elétrico em suas operações esportivas. O modelo BYD D9F ficará à disposição dos esportes olímpicos do time e atenderá mais de 1.100 atletas de diversas modalidades, entre elas basquete, ginástica artística, judô, nado artístico, natação, polo aquático e futebol feminino.
A cerimônia de entrega foi realizada nesta quarta-feira (13), na sede náutica de Remo do clube, na Gávea, Rio de Janeiro, e contou com a presença de Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD, e Marcus Vinicius Freire, diretor de esportes olímpicos do Flamengo. Para facilitar a operação, uma estação de recarga será instalada no Maracanãzinho, ginásio olímpico no complexo do Maracanã, garantindo praticidade e eficiência no uso do veículo.
O modelo foi desenvolvido para aplicação urbana com carrocerias de até 13 metros de comprimento, no formato piso alto, e traz um chassi tubular de alta resistência à torção e flexão, que dispensa alongamento. Seus motores integrados nas rodas do eixo traseiro contam com módulo eletrônico de controle de tração.
Entre os diferenciais do BYD D9F estão: suspensão pneumática dianteira e traseira; freios a disco com ABS e sistema regenerativo; coluna de direção regulável. Segundo o diretor de esportes olímpicos do Flamengo, a chegada do ônibus vai trazer uma grande diferença para o clube que conta com dez modalidades e seis medalhistas olímpicos de Paris. “Nossos atletas merecem esse tipo de serviço, que junto a uma fabricante preocupada com energia limpa, ajuda nas reduções de tempos de trajeto, de recursos, e também de poluição pelo Rio e Brasil”, celebrou Marcus Vinicius.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.