O Nomade, o primeiro modelo de motorhome produzido pela Marcopolo Motorhome, tem sido submetido a rigorosos e inéditos testes para garantir os mais elevados padrões de qualidade, segurança e confiabilidade, antes do início de sua comercialização. De acordo com o fabricante, o objetivo é atender aos padrões de qualidade, segurança e confiabilidade aplicados aos produtos Marcopolo.
Segundo Marcos Molon, gestor área de engenharia experimental e testes da Marcopolo, os testes realizados têm comprovado o desempenho e a segurança superiores do veículo em comparação com os comercializados no mercado nacional produtos que não são submetidos a esses tipos de validações, atendendo a critérios aplicados para os outros produtos da marca. “O Nomade atendeu com larga margem de folga os parâmetros para os produtos Marcopolo. Uma série de testes virtuais e físicos foram realizados tendo em vista a segurança, durabilidade, confiabilidade e conforto do produto”, destaca.
De acordo com o engenheiro, o Nomade vem sendo submetido a testes para ancoragem e fixação dos cintos de segurança de todos os ocupantes do veículo, de emissão de ruído, de carga sobre o teto e de inclinação lateral, conhecido com Tilt Test. “No Tilt Test, ultrapassamos a inclinação de 28 graus na plataforma, índice elevado e importante para a confiabilidade e segurança para os usuários, sobretudo em um veículo 4×4 e off-road”, destaca.
O Tilt Test é um dos mais rigorosos aplicados a veículos de grande porte. Ele simula situações extremas de inclinação lateral para avaliar o risco real de tombamento, especialmente em cenários como manobras bruscas, terrenos irregulares ou ventos laterais.
Na visão de Molon, os critérios adotados pela Marcopolo para construção e homologação do Nomade representam e destacam os diferenciais do produto, algo não realizado por nenhuma outra empresa brasileira com motorhomes feitos a partir de ônibus, caminhões ou vans.
O Nomade tem 7.500mm de comprimento, 2.360mm de largura, 3.180mm de altura total e 1.950mm de altura interna. Desenvolvido com um novo chassi específico para motorhome, com 9.5 toneladas de PBT e 11.8 toneladas de capacidade de tração, possui rodas 17,5” e pneus 235/75R de uso misto, motor Cummins F3.8, de 175 cv de potência, tração 4X4 com reduzida e câmbio automático Allison.
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