Cobertura 5G na Linha 5-Lilás avança e chega a Moema e Eucaliptos

Até o momento, sete pontos já receberam a tecnologia, que será gradualmente expandida para todas as paradas com plataformas subterrâneas, garantindo conexão ao longo de todas as 17 estações da linha

Redação

A ViaMobilidade está avançando na implementação da cobertura 5G nas estações subterrâneas da Linha 5-Lilás. Em junho, a tecnologia chegou à estação Largo Treze. Em julho, foi instalada em Moema, e ainda este mês estará disponível em Eucaliptos. Campo Belo foi a primeira a contar com essa tecnologia, seguida por Brooklin, Borba Gato, Alto da Boa Vista e Adolfo Pinheiro. Trata-se da primeira etapa de um projeto amplo que levará cobertura 4G e 5G a todas as estações com plataformas subterrâneas da linha.

Essa primeira, já em execução, levará a cobertura a todas as plataformas da linha. Enquanto a segunda etapa do projeto, consiste na instalação de um cabo irradiante ao longo dos túneis entre estações, que tornará o sinal contínuo, garantindo conectividade em todas as fases da viagem. Com a chegada do 5G, os passageiros podem navegar na internet, realizar chamadas de vídeo e utilizar aplicativos com alta velocidade e baixa latência.

A implantação do Sistema de Antenas Distribuídas (DAS), que viabiliza a cobertura do sinal de celular em estações e túneis, foi realizada pela IHS Brasil, parte do grupo IHS Holding Limited (NYSE:IHS) (“IHS Towers”), uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura de comunicações compartilhadas do mundo, por número de torres.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também