Motiva Trilhos e CAF Brasil lançam novo modelo de manutenção para Linha 5-Lilás

O modelo é baseado em indicadores de desempenho e confiabilidade técnica e sua implementação será concluída em 90 dias

Redação

A plataforma de trilhos da Motiva firmou um contrato com a CAF Brasil subsidiária da fabricante espanhola CAF, referência global em material rodante – para implementar um novo modelo de manutenção nos trens da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, que conecta Capão Redondo à Chácara Klabin, zonal sul da capital.

A iniciativa marca um avanço inédito no setor de concessões ferroviárias privadas no Brasil, ao adotar um modelo de manutenção baseado em indicadores de desempenho e confiabilidade técnica. O objetivo é alinhar a operação local aos padrões europeus de eficiência e longevidade dos ativos.

“Temos o melhor cenário possível: unimos a agilidade operacional da Motiva com a expertise técnica da CAF, com foco na durabilidade dos ativos e na excelência do serviço prestado ao passageiro”, afirma Ricardo Benicio, diretor de engenharia de manutenção e operações da Motiva Trilhos.

Segundo Benicio, o novo modelo permite uma alocação mais estratégica de recursos técnicos, além de otimizar a gestão de ativos e reduzir falhas operacionais. “Para o setor, representa um salto na profissionalização da manutenção ferroviária. Para os clientes, significa mais conforto e confiabilidade. E para o nosso negócio, fortalece a sustentabilidade operacional de longo prazo”, completa.

A implementação do novo modelo será concluída em até 90 dias. A expectativa é que os ganhos de eficiência também beneficiem a futura operação da Linha 17-Ouro, prevista para iniciar em 2026.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também