Motoristas do BRT Sorocaba são responsáveis pela condução de mais de 80 mil passageiros em dias úteis e a marca exige habilidades que vão além da técnica e do conhecimento de direção. Na semana comemorativa do Dia do Motorista (25/7), a concessionária destaca a mobilidade urbana feita por quem conduz o ônibus e o que é necessário para atuar no sistema.
Para estar apto a função de motorista dentro do sistema BRT é necessário que o profissional tenha carteira de habilitação na categoria D ou E, e passe por treinamentos de direção defensiva e preventiva, legislação, mecânica básica, telemetria teórica e prática, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e Compliance – Lei Anticorrupção e Código de Ética e Conduta.
Do ponto de vista técnico, esses são os atributos para assumir uma vaga de condutor, porém se engana quem pensa que promover o transporte é apenas saber dirigir e conhecer sobre a legislação. De fato, isso também faz parte do pacote, mas um motorista BRT é convidado a desenvolver habilidades de acolhimento, empatia e fraternidade diariamente. Afinal, ele conduz pessoas, histórias, sonhos e destinos.
Todo motorista um dia já foi passageiro e sabe muito bem como é estar do outro lado. Um dia foram cuidados, hoje, eles cuidam. Bárbara Rodrigues, gestora de Recursos Humanos, explica que os motoristas são estimulados a aplicar a mobilidade humana na prática, ou seja, a pessoa é o centro do cuidado e dos serviços, garantindo uma experiência de qualidade desde o momento do embarque até o final do trajeto.
“Nossas equipes embarcadas ou em solo estão sempre preparadas para escutar e apoiar a todos sempre com atenção e gentileza. Isso faz toda diferença e também ajuda a ter um ambiente sempre leve e mais acolhedor. Convidamos o profissional a ter uma dose extra de humanidade e seguimos preservando vidas”, frisa.
Na atual operação são 118 veículos circulando em 24 linhas e a cada passageiro que embarca traz uma história.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.