Mauro Herszkowicz, presidente da Fetpesp
Neste momento, em que as empresas operadoras do transporte coletivo de passageiros estão empenhadas em melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, é preocupante que esse setor seja atacado, de forma sistemática e covarde, por criminosos que estão atirando pedras nos veículos em movimento e com passageiros e operadores no interior.
Atos de vandalismo e depredações sempre ocorreram, mas de forma eventual. Ônibus já foram incendiados para atrair a atenção de autoridades para problemas das comunidades, como falta de água ou enchentes. Mas, desta vez, a motivação para os ataques ao transporte público coletivo – um serviço essencial –, que se iniciaram, de maneira contínua, em meados de junho passado, é obscura e ainda incerta.
A questão não é contabilizar os prejuízos das empresas operadoras com a reposição dos vidros das janelas e para-brisas de quase 900 veículos danificados pelas pedras. Estes atos irresponsáveis estão ferindo passageiros e colocando vidas em risco.
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp) vem manifestando seu repúdio aos ataques contra os ônibus urbanos, semiurbanos e metropolitanos, que impactam diretamente a operação dos sistemas de transporte público e o direito à mobilidade dos cidadãos.
As autoridades competentes precisam intensificar as operações de policiamento, identificar esses criminosos e punir rigorosamente os responsáveis pelos ataques. A Fetpesp também faz um apelo à sociedade para que denuncie comportamentos suspeitos e compartilhe informações com as autoridades, posicionando-se firmemente contra o vandalismo.
A Fetpesp reafirma seu compromisso com um transporte público seguro, eficiente, acessível e digno, e conclama as autoridades, empresas e sociedade a agir de forma coordenada para cessar esses atos de violência.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.