A Viação Ouro e Prata passa a disponibilizar o rastreamento em tempo real da frota. Os passageiros poderão acompanhar, com precisão, onde está o ônibus ao longo da rota. O OPMaps é uma novidade exclusiva da Viação Ouro e Prata que funciona mesmo nos locais em que o sinal de celular não chega, as chamadas “áreas de sombra”.
Com a tecnologia via satélite, o passageiro pode acompanhar o trajeto do ônibus em tempo real pelo celular e também compartilhar a localização com outras pessoas. A empresa conectou vários sistemas — venda de passagens, escala, rastreamento e outras funcionalidades — e integrar tudo com o OPConecta, um sistema de internet via satélite a bordo.
O projeto, que está em desenvolvimento há mais de quatro anos, passou por diversos testes e foi totalmente integrado à grade operacional da empresa. Ao longo desse período, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão em diferentes frentes, incluindo a aquisição de equipamentos e a ampliação da infraestrutura de servidores para suportar a solução. A Ouro e Prata também destaca que conta com uma equipe dedicada que atua diretamente no Centro de Controle de Operações (CCO), acompanhando em tempo real todas as informações da frota por meio do sistema de telemetria e oferecendo todo o suporte necessário para manter o OPMaps sempre atualizado e em pleno funcionamento.
“A nova tecnologia nasce para solucionar um problema antigo do setor: a falta de informações em tempo real sobre a localização dos veículos. Com o OPMaps, o cenário muda. Ao acessar o site da Viação Ouro e Prata, o passageiro poderá inserir o número do seu bilhete e visualizar, imediatamente, a posição atual do ônibus no mapa. A atualização da localização é feita a cada 30 segundos, indicando de forma clara onde o veículo se encontra e sua proximidade da próxima parada de embarque ou desembarque”, explica Luzandro Tietbohl, gerente de TI da Ouro e Prata.
Dados seguros
O sistema é integrado com os sistemas de vendas de passagem da Ouro e Prata. A única informação que é solicitada para o passageiro para usar o novo serviço é o número do bilhete, isto é, o sistema não coleta dados sensíveis dos passageiros. Ele utiliza os dados coletados no momento da venda e são tratados de acordo com a Lei de Proteção de Dados (LGPD).
A solução conta com a ajuda da Zabbix e da GA4, soluções que já fazem parte da a estrutura de TI da Ouro e Prata. Hoje, 95% da frota está equipada com a solução e o planejamento é de que até final de julho todos os ônibus já estejam utilizando o OPMaps.
O serviço é gratuito para todos os passageiros que adquirirem passagens da Viação Ouro e Prata, e já está disponível em todas as rotas da empresa, nos 10 estados de atuação e em todos os mais de 400 destinos atendidos.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.