Tecnologia reduz filas para recadastramento de estudantes em Florianópolis

Modernização do sistema conta com soluções da Empresa 1 para tornar o transporte coletivo mais eficiente e digital

Redação

Com a implantação dos sistemas SI.GO, Sigom Telemetria e Console do Motorista, desenvolvidos pela Empresa 1, Florianópolis (SC) modernizou sua operação. Com a solução, as filas para estudantes que precisavam recadastrar o cartão de transporte foram reduzidas. Agora, só é necessário atualizar as informações, recadastrando a conta on-line direto no aplicativo com as informações que comprovam a matrícula em uma instituição de ensino, sem a necessidade de se deslocar ao ponto de apoio. Ao revalidar o cadastro, o cartão segue em funcionamento.

Isso foi possível a partir da escolha do Grupo Gestor, Consórcio Fênix, que decidiu integrar a ferramenta SI.GO ao aplicativo Floripa no Ponto. A solução facilitou o recadastramento de estudantes beneficiários de descontos sem sair de casa, além de outros serviços de bilhetagem de forma digital. Segundo Aloísio Formento, gerente financeiro da Passe Rápido, nos três primeiros meses de uso do aplicativo, entre 20% e 30% dos estudantes já haviam feito o processo on-line. Hoje, esse número chega a 80%.

Outro ponto da modernização foi a implementação do sistema de telemetria, que monitora em tempo real o comportamento dos veículos e motoristas, com foco na segurança e na padronização na operação. O sistema também contribui para a manutenção preventiva da frota.

A bordo dos ônibus, os motoristas agora contam com o Console do Motorista, dispositivo que concentra, ao lado do volante, funções antes dispersas pelo veículo. A nova ferramenta permite abrir e encerrar viagens, configurar linhas e receber mensagens da central de operações, tudo sem sair do posto de trabalho.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também