ViaQuatro e ViaMobilidade inovam treinamentos com uso de realidade virtual para agentes de atendimento e operadores de trens

Tecnologia imersiva com óculos com realidade virtual aprimora capacitação, segurança e tomada de decisão dos profissionais

Redação

A ViaQuatro e a ViaMobilidade – concessionárias responsáveis pela operação das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda – incorporaram o uso de óculos de realidade virtual (VR) aos treinamentos de seus agentes de Atendimento e Segurança (AASs) e operadores de trem. A iniciativa representa um avanço na modernização nos métodos de ensino, oferecendo uma experiência imersiva e realista que simula situações do cotidiano da operação metroferroviária.

Com a tecnologia, os operadores têm a oportunidade de vivenciar, em ambiente seguro e controlado, cenários complexos como falhas técnicas, reconhecimento dos sinais de campo, evacuações de emergência e outros procedimentos estratégicos à operação. O objetivo é fortalecer a capacitação das equipes e contribuir na tomada de decisão dos profissionais, além de reforçar os protocolos de segurança com mais eficiência, realismo e interatividade.

Na ViaQuatro, a solução foi implementada no programa de reciclagem dos 320 AASs da linha. Desde agosto de 2024, esses profissionais estão aptos a operar os trens em situações de falhas e, por meio dos treinamentos com VR, enfrentam cenários desafiadores de forma imersiva, sem riscos reais. Na ViaMobilidade, os treinamentos com óculos VR foram implantados em 2022 para os operadores das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Inicialmente, o foco estava na simulação da condução entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim, com treinamentos voltados ao reconhecimento dos comandos da cabine, à preparação para o início da operação e à condução dos trens.

Desde 2023, com a atualização do software dos óculos e a ampliação da demanda por novos conteúdos, passaram a ser incluídas simulações de condução em condições adversas, como chuva, presença de animais na via, falhas em portas e operação de máquinas de chaves. Cerca de 350 operadores já foram capacitados com o uso da tecnologia, com impactos positivos na atuação prática durante a operação real. Os treinamentos com VR estão sendo aplicados em fases, e a expectativa é expandir o uso da ferramenta para outros setores operacionais nos próximos meses.

Mais atenção na condução dos trens

A ViaMobilidade linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda implementou, em 2023, sensores de fadiga nos trens. A tecnologia, aliada à realidade virtual já utilizada em treinamentos, representa um avanço importante na prevenção de incidentes e na promoção de um transporte mais seguro para passageiros e colaboradores.

Os sensores monitoram sinais fisiológicos dos operadores, como movimentos oculares e da cabeça, capazes de indicar sinais de cansaço, sonolência ou distrações, como o uso do celular. Ao identificar qualquer comportamento que possa comprometer a atenção do condutor, o sistema emite alertas em tempo real e notifica imediatamente a equipe de supervisão, permitindo ações preventivas rápidas e eficazes.

Confira um vídeo do treinamento neste link: Link.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também