O mercado de viagens corporativas registrou um desempenho histórico em abril. Segundo o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), realizado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), as empresas brasileiras gastaram R$ 12,5 bilhões com serviços de turismo no período. O valor representa a maior cifra já registrada para o mês de abril, com crescimento real de 9,5% em relação ao mesmo mês de 2024.
O acumulado dos quatro primeiros meses de 2025 também alcançou um patamar inédito. Entre janeiro e abril, os gastos com viagens corporativas somaram R$ 45,2 bilhões, novo recorde histórico para o setor. O valor representa um crescimento de 7,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A alta na demanda, porém, vem acompanhada com uma pressão sobre os preços. O setor hoteleiro, por exemplo, registrou aumento médio de 11,6% nas diárias, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apontou uma elevação de 15,7% na tarifa média. Parte do crescimento no faturamento do setor está relacionada à inflação de serviços. No transporte rodoviário interestadual, os preços subiram 5,68%. Já as passagens aéreas, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estão com tarifas médias abaixo das praticadas há um ano.
O resultado de abril surpreende já que acontece em um contexto marcado por juros elevados. Apesar da expectativa de retração da atividade econômica, os números do LVC indicam que o setor de turismo de negócios continua aquecido. O Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, divulgado pelo IBGE, apresentou alta de 1,4%, impulsionado principalmente pela agropecuária. Mesmo com dois feriados em abril, além do impacto do 1º de maio na última semana do mês, as empresas mantiveram o ritmo de viagens, encontros e eventos.
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