O modelo O 500 RS 1936 da Mercedes-Benz chega à região da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Uma unidade, em regime CKD, foi exportada para a empresa Thaco, representante dos produtos da marca no Vietnã, que montou o chassi e a carroceria, exportando o ônibus integral para demonstração e venda pelo concessionário da marca na Tailândia.
Também em regime CKD, outra unidade do chassi Mercedes-Benz O 500 foi exportada para Taiwan, devendo ser entregue no próximo mês de agosto, ampliando assim a presença da marca no mercado asiático.
“O Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para o desenvolvimento de chassis de ônibus e também um pólo muito importante de produção para atendimento a cerca de 50 países de vários continentes”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Chegar a um novo e emergente mercado não só amplia o alcance de nossas exportações, como reforça a presença da marca na Ásia”.
Motor de 360 cavalos
O chassi O 500 RS 1936 enviado à Thaco é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 360 cv de potência a 1.800 rpm, com torque de 1.850 Nm a 1.100 rpm. Este motor de seis cilindros e 12 litros é compatível com a norma Euro 5, atendendo à legislação de emissões da Tailândia.
Esse ônibus Mercedes-Benz vem equipado com transmissão automatizada ZF Traxon 12TX BO de 12 marchas, com overdrive e retarder integrado. A suspensão do O 500 RS 1936 é totalmente pneumática, com dois bolsões de ar na dianteira e quatro bolsões de ar na traseira, além de quatro amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora nos dois eixos. O veículo conta com sistema de regulagem da suspensão.
O chassi O 500 RS 1936 estará disponível para os clientes da Asean nas versões com freio a disco ou a tambor. Também pode ser equipado com EBS (sistema de freio eletrônico), ASR, ABS e ESP (controle eletrônico de estabilidade).
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