A UITP Summit 2025 será realizada em Hamburgo, na Alemanha, de 15 a 18 de junho. A primeira novidade é que o evento internacional de transporte passa a ser realizado anualmente. A próxima edição já está marcada para abril de 2026, em Dubai, nos Emirados Árabes.
A intensa programação abrange todos os modos de transporte público, reunindo especialistas e autoridades do mundo todo. A América Latina terá representantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai, Panamá, República Dominicana e Uruguai.
Segundo Eleonora Pazos, chefe do escritório da América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), os painéis e apresentações são organizados em torno de grandes blocos temáticos, além de diversas sessões paralelas e muitas visitas técnicas.
O primeiro tema é “estilo de vida”, que é referente à nova mobilidade que surgiu com a pandemia do Covid. “A proposta é identificar padrões desse novo comportamento que vivemos desde então, com trabalho virtual, cultura do last mile, transporte compartilhado, e como tudo isso afeta a mobilidade e o transporte público”, conta Eleonora.

A transição energética é outro eixo de discussões da cúpula da UITP, com a temática das Cidades Zero Emissões, que englobam sistemas de transporte resilientes às mudanças climáticas. E inclui veículos mais eficientes e, portanto, menos poluentes. A sustentabilidade também será debatida sob o ponto de vista dos impactos na saúde da população e de uma mobilidade mais inclusiva.
“A eletrificação é uma tendência e será discutida em diversos aspectos, como infraestrutura, financiamento dos sistemas e modelos de negócios, e a possibilidade de flexibilização do uso de créditos de carbono”, destaca Eleonora.
A operação é outro ponto que será abordado, com foco em mais eficiência e economia operacionais dos sistemas de transporte. Os painéis tratarão de melhorias dos processos operacionais, aprimoramento das informações aos passageiros e integração dos diferentes modais – ônibus, VLT, trens, barcas, metrô – para um transporte mais eficiente.
A tecnologia é mais um dos grandes temas do encontro, principalmente com relação a soluções voltadas para comunicação entre todos os atores dos sistemas de transporte (passageiro, operador, poder público) e para os novos meios de pagamento.
O último bloco temático é a experiência humana, tanto como o passageiro no centro do sistema de transporte, quanto também dos funcionários envolvidos em todo o processo de mobilidade. O olhar do marketing terá um interesse especial neste eixo.
“Um aspecto interessante é a transformação que a inteligência artificial (IA) traz para os recursos humanos. A falta de mão de obra para o transporte é um fenômeno mundial. Faltam motoristas, engenheiros, técnicos. A IA pode ajudar em algumas tarefas repetitivas e assim levar a uma melhor gestão dos sistemas”, diz Eleonora.
Presença brasileira-
A programação conta ainda com cinco sessões paralelas relativas à América Latina, uma delas com a presença de Denis Andia, da secretaria nacional de mobilidade do ministério das cidades. Entre os palestrantes do Brasil, estão ainda Sergio Avelleda, da Urucuia; Márcio Hannas presidente da UITP América Latina e da Motiva; Maína Celidônio, secretária municipal de transportes do Rio de Janeiro, e o secretário Fábio Damasceno, do Espírito Santo (Semobi), entre outros.
“Acredito que há muitos cases e apresentações de destaque provenientes da América Latina, como o lançamento do modelo de PPP (parcerias público-privadas) que será mostrado pelo governo chileno, que deve mexer com o mercado trazendo um novo modelo de negócios. O Banco Mundial vai trazer vários projetos focados na região, o que gera muito interesse, enquanto o BID e o CAF apresentarão dados de governança e gerenciamento dos sistemas”, aponta Eleonora. Os novos projetos metro-ferroviários do Peru e da Colômbia também são bastante relevantes.
Estão concorrendo na UITP Awards 2025, considerada a mais importante premiação internacional do setor de transporte público, quatro projetos latino-americanos. O projeto de ampliação da terceira ponte e implantação da Ciclovia da Vida, na Grande Vitória (ES) concorre na categoria “design”, que reconhece iniciativas centradas na experiência do usuário e na valorização dos espaços urbanos.
A campanha de combate à violência sexual, especificamente a importunação sexual no transporte coletivo, que a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) implementou em parceria com o Disque Denúncia e o Detro-RJ concorre na categoria “campanha de marketing”.