As encarroçadoras produziram em maio 2.165 ônibus, 8% a mais do que em abril deste ano (2.005 unidades) e um montante 8,15% superior a maio do ano passado, quando a produção atingiu 2.002 unidades. No acumulado de janeiro a maio deste ano, a produção totalizou 9.680 unidades, o que representou aumento de 9,41% sobre os cinco meses de 2024, quando atingiu 8.848 unidades, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Os ônibus urbanos mantiveram a maior representatividade na produção das empresas nos cinco meses de 2025, com 4.096 unidades, 42,31% do total, e aumento de 15,35% sobre os 3.551 veículos fabricados no mesmo período de 2024.
De modelos rodoviários, foram produzidos 2.975 veículos, 30,73% do total, com incremento de 14,43% sobre os 2.600 veículos fabricados nos cinco meses de 2024. Os micro-ônibus somaram 2.499 unidades, que representaram 25,82% de toda a produção e redução de 5,16% em relação aos 2.635 veículos fabricados de janeiro a maio do ano passado.
Os modelos intermunicipais tiveram 1,14% de participação na produção total, com 110 unidades, ante os 62 veículos fabricados de janeiro a maio de 2024, segundo a Fabus. Dos 9.680 ônibus produzidos de janeiro a maio deste ano, 3.181 unidades são da Caio, 2.846 da Marcopolo, 1.293 da Mascarello, 950 da Neobus, 733 da Comil, 410 da Carbuss (Busscar) e 267 da Irizar.
Incluindo os 1.331 veículos da Volare, que passou a fazer parte do balanço da Fabus a partir de março deste ano, a produção de ônibus atingiu 11.011 unidades de janeiro a maio de 2025. Foram fabricados pela marca 586 miniônibus, 424 rodoviários, 313 modelos urbanos e oito micro-ônibus.
Exportação e mercado interno
Dos 9.680 ônibus que as encarroçadoras produziram de janeiro a maio deste ano, 8.534 unidades foram destinadas ao mercado interno, 10,15% a mais do que os 7.748 veículos comercializados nos cinco meses de 2024.
Para o exterior, as encarroçadoras enviaram 1.146 ônibus – 902 rodoviários, 146 urbanos, 97 micro-ônibus e um internacional – aumento de 4,2% em relação aos 1.100 veículos exportados de janeiro a maio de 2024.
A Marcopolo exportou 596 ônibus de janeiro a maio de 2025 (473 rodoviários, 85 micro-ônibus e 38 urbanos), a Irizar 266 rodoviários, a Caio 113 veículos (103 urbanos e 10 micro-ônibus), Comil 84 rodoviários, a Busscar 77 rodoviários e a Mascarello 10 veículos (cinco urbanos, dois rodoviários, dois micro-ônibus e um intermunicipal). Incluindo os 98 ônibus da Volare – 51 modelos urbanos e 46 miniônibus e um rodoviário – foram exportados 1.244 veículos de janeiro a maio de 2025.
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