A Scania utilizou um ônibus elétrico com carroceria da Caio para o Top Team 2025/2026, torneio global para colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, que teve como vencedora regional a concessionária BTech – Casa Brasdiesel – de Ijuí, no Rio Grande do Sul. O segundo colocado foi da PG Tech – Casa Cotrasa, de Ponta Grossa (PR) e o terceiro da SJP 1 – Casa Cotrasa, de São José dos Pinhais (PR).
Os dez times finalistas, de um total de 154 equipes inscritas, passaram por quatro estações práticas e uma teórica, com desafios de ônibus, caminhões, motores e manutenção preventiva, com 20 minutos para as equipes cumprirem as tarefas.
A primeira estação consistiu em uma prova teórica com 50 questões técnicas e de segurança. Na segunda estação, o desafio era de caixa de mudança de transmissão; na terceira, a prova prática era do motor Super; na estação quatro, o desafio foi do sistema elétrico, com a utilização de um ônibus encarroçado, e na estação cinco a prova prática era de manutenção preventiva.
A Btech vai disputar a final regional com as campeãs de outros sete países (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai, pois ambos vão disputar a última vaga ainda), no dia 8 de novembro, na Argentina. Desses oito países, os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, a final mundial, que terá a participação de 12 países e será realizada na Suécia em maio de 2026.
“A nossa competição tem como pontos essenciais reconhecer e valorizar os nossos técnicos, as pessoas que fazem a diferença no segmento da nossa organização, e a forma de trabalhar que faz parte da filosofia e da cultura da organização, o Scania Way”, disse Maria Luiza Delavy, diretora da área de pessoas e cultura da Scania operações comerciais Brasil, durante coletiva de imprensa on-line.
Falta de mão de obra
A diretora mencionou que o mercado de trabalho está bastante desafiador, com competitividade muito grande por mão de obra capacitada em todo o território nacional. “Estamos num momento difícil no setor automotivo em relação à contratação de técnicos para as funções nas oficinas e serviços nas concessionárias e nas montadoras, além da falta de caminhoneiros no Brasil e no mundo porque temos vivido uma série de mudanças no perfil dos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. Eles buscam outras atividades porque temos uma oferta de profissões maior do que no passado.”
Delavy destacou a concorrência com atividades digitalizadas, automatizadas, inteligência artificial, o home office que se instalou no pós-pandemia, tendo os jovens mais opções para buscar a sua carreira profissional, do que tínhamos há dez anos. “Isso traz um desafio grande, além da alta competência e experiência que o nosso profissional demanda, pois para formar um mecânico leva-se cinco anos até ele se especializar no nosso produto.”
Segundo Carla Silva, gerente da Scania Academy Scania Operações Comerciais Brasil, a rede Scania tem mais de 500 oportunidades de empregos abertas (funções gerais), sendo 300 vagas nas áreas técnicas e 200 nas áreas administrativas e de vendas.
Fernando Valiate, diretor de serviços Scania Operações comerciais Brasil, comentou que quando se investe num programa como o Top Team e trabalha toda a parte de capacitação dos colaboradores, estamos melhorando o processo e o atendimento do cliente. “Um dos grandes desafios que temos hoje no nosso negócio é conseguir manter esse time do Brasil, com mais de 5.000 técnicos, altamente atualizado e capacitado na velocidade que o produto está sendo desenvolvido porque o veículo está cada vez mais tecnológico e passando por mudanças rápidas”, disse Valiate.
Ferramenta de capacitação
O Top Team é uma ferramenta de formação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica para o desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe.
Esse programa nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos: Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 nações europeias. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012/2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR.
Nas últimas edições (2014/2015) e (2017/2018), a vitória foi da Btech da Brasdiesel (RS). Em 2021, em função da pandemia, não foi realizado o torneio presencial. Foi criado o global Top Team Challenge, que recebeu virtualmente ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% das sugestões de todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global. Na edição 2022/2023, quem levou a melhor foi a gaúcha Btech, de Ijuí, da Casa Scania Brasdiesel, que se tornou a tricampeã da final nacional e, posteriormente, a terceira melhor do mundo.
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