TIC Trens revela novo visual para veículos de manutenção da Linha 7-Rubi

Maioria dos equipamentos passará por um processo de aplicação da nova identidade visual corporativa

Redação

A cerca de 170 dias de assumir a operação da Linha 7-Rubi, a TIC Trens avança no cronograma pré-operacional e apresenta o layout de parte da frota de manutenção que será utilizada a partir de 26 de novembro. Este trabalho já vem sendo desenvolvido desde dezembro de 2024, dentro do cronograma específico para a chegada dos veículos responsáveis pela manutenção da linha e o início da concessão.

A maioria desses equipamentos passará por reformas, que incluem a aplicação das cores institucionais da TIC Trens — azul, laranja e vermelho escuro — alinhando-se à identidade visual da concessionária e aos padrões técnicos e de segurança exigidos para cada tipo de veículo.

De acordo com concessionária, a segurança é a principal premissa de qualquer meio de transporte, seja para os seus ocupantes, colaboradores ou pessoas que circulam ao redor. Por isso, as manutenções são etapas fundamentais para antecipar possíveis ocorrências, evitando interferências operacionais e desconforto ao passageiro. No caso do transporte sobre trilhos, a manutenção garante o funcionamento seguro e eficiente de uma ferrovia.

São três os tipos de manutenção nos trilhos. A manutenção preditiva para a análise criteriosa de dados e monitoramentos para antecipar falhas e planejar intervenções com antecedência. A manutenção preventiva, que envolve a execução de atividades programadas, de reparos e ajustes, com o objetivo de prorrogar a vida útil do ativo, além de evitar a degradação do sistema. E, por fim, a manutenção corretiva, realizada após a ocorrência de falhas, sendo responsável pela restauração das condições operacionais dos trilhos.

Os veículos auxiliares são máquinas e equipamentos para a manutenção e operação das vias férreas. Eles dão suporte à concessionária para que as atividades preventivas e corretivas sejam realizadas com mais eficiência e segurança, contribuindo para a confiabilidade da operação.

Veja os novos layouts de alguns equipamentos:

Esmerilhadora

A máquina ferroviária possui tamanho superior ao convencional e é um veículo de manutenção especializado na regularização da superfície de rolamento dos trilhos, removendo defeitos para melhorar o contato com as rodas dos trens. O equipamento tem como característica possuir 48 rebolos, distribuídos em um comboio de até 82 metros de comprimento. Cada carro de esmerilhamento conta com 24 rebolos e pesa 83,9 toneladas. O equipamento será usado nos processos de manutenção da Linha 7-Rubi e, futuramente, do trecho por onde passará o TIC (Trem Intercidades) e o TIM (Trem Intermetropolitano).


Veículo de rede aérea 

Interface gráfica do usuário

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A rede aérea é o sistema responsável pela transmissão da energia elétrica necessária à movimentação dos trens.

O Vagão de Rede Aérea (VRA) tem como função principal dar suporte às atividades de manutenção preventiva e corretiva da rede aérea. É equipado com recursos como pantógrafo para medição do zigue-zague e sistemas de aterramento temporário para garantir a segurança da operação. Conta ainda com uma plataforma elevatória articulada, que permite à equipe realizar os trabalhos com mais segurança, ergonomia e eficiência.


Vagão prancha

Imagem de vídeo game

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O vagão prancha é utilizado para o transporte de trilhos entre os pontos de armazenamento e os locais de atuação das equipes de manutenção. Também pode ser empregado no deslocamento de dormentes e outros materiais que não exigem proteção lateral ou cobertura superior. Em algumas configurações, o vagão pode contar com suportes específicos para acomodar trilhos com segurança durante o transporte.

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