O que os brasileiros fazem para se distrair durante as viagens de ônibus?

Pesquisa da ClickBus mostra que consumo de apps de streaming vem ganhando espaço e acesso às redes sociais segue liderando as formas de entretenimento durante os trajetos rodoviários

Redação

Uma pesquisa realizada pela ClickBus, aplicativo de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, revelou alguns hábitos que os viajantes, que costumam comprar passagens rodoviárias online, para passar o tempo durante a viagem de ônibus. O levantamento mostrou que, embora as redes sociais ainda liderem como a principal forma de passatempo, uma parcela significativa de passageiros tem optado por consumir conteúdos em plataformas de streaming – como séries, filmes, músicas e podcasts – transformando o trajeto em um momento de entretenimento e imersão digital. 

A tendência reflete o comportamento do  passageiro que está cada vez mais conectado e quer transformar o uso do seu tempo na estrada em   oportunidade para descompressão da rotina e momento de lazer. Dentre as plataformas de streaming em vídeo, em primeiro lugar está  o Youtube, com 71% dos respondentes usando o aplicativo, seguido da Netflix, com 68%, e Prime Vídeo, em terceiro lugar com 29%. Entre as plataformas de áudio, Spotify lidera com 67% dos viajantes, Youtube Music vem em segundo lugar com 57% e Deezer, com 15%, segundo a pesquisa da Travel Tech.

“Percebemos que os passageiros estão buscando cada vez mais aproveitar a viagem de ônibus, transformando em um momento de relaxamento e entretenimento. O uso do streaming é um reflexo da conectividade e da procura por conforto mesmo em deslocamentos mais longos”, afirma Michelle Xavier, diretora de marketing e growth da ClickBus.

Além do streaming e das redes sociais, jogos em dispositivos móveis (22%) e leitura (21%), seja com livros físicos ou digitais, também apareceram entre os hábitos mencionados pelos respondentes. Essa diversidade nas formas de distração durante a viagem mostra como o perfil do viajante rodoviário é cada vez mais digital, mesmo que este mesmo consumidor ainda tenha um padrão de compra de passagens offline. 

“Transformar um setor tão offline exige inovação contínua. Apenas 30% das pessoas compram suas passagens online, mesmo que o perfil do consumidor seja imerso a todo um universo digital, como podemos ver na pesquisa que encomendamos. Nossa missão é proporcionar um ecossistema de soluções que eleva a eficiência do setor rodoviário, criando uma jornada mais completa, flexível e conveniente para os passageiros, podendo assim extrair o melhor das suas viagens, seja no percurso ou no destino final”, diz Michelle.

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