Iveco Bus celebra 130 anos da fábrica na República Tcheca

Com uma área total de 355.000 m² e capacidade de produção anual de até 5.000 veículos, Vysoké Mýto é uma das maiores fábricas de ônibus da Europa

Redação

A Iveco Bus celebra o 130º aniversário da fundação da fábrica de Vysoké Mýto, na República Tcheca. Em 2024, 90% dos ônibus produzidos foram exportados para 25 países, principalmente na Europa, além da Ásia e África. Com 42% de participação de mercado, a marca é líder na República Tcheca. Nesse mesmo ano, a empresa também intensificou a produção da linha totalmente elétrica Crossway.

A unidade de Vysoké Mýto fabrica o Crossway, a linha mais bem-sucedida da Iveco Bus, desenvolvida na própria fábrica. Também produz o modelo Evadys, projetado para rotas regionais ou nacionais, serviços de traslado e turismo de média distância.

História

Foi Josef Sodomka, artesão e empresário, quem deu início à história da planta ao fundar sua oficina de carruagens em Vysoké Mýto, em 1895. Ao longo dos anos, sua empresa tornou-se um dos principais centros de fabricação de ônibus, impactando significativamente a história econômica do país por meio de diversas marcas, culminando na Iveco Bus.

Ao longo das décadas, o complexo de Vysoké Mýto passou por uma evolução significativa, expandindo-se de 90 m² em 1895 para 7.525 m² na época de sua nacionalização em 1948, até atingir os atuais 135.000 metros quadrados de área coberta.

Em 1958, foi o início de um novo processo de montagem de carrocerias, que dividia a carroceria em duas partes – superior e inferior – montadas separadamente em gabaritos de soldagem. O esqueleto inferior completo era então acoplado à parte superior já revestida na estação seguinte. O esqueleto era montado sobre o chassi com o auxílio de um guindaste, seguindo então para a linha de montagem. A introdução de gabaritos pneumáticos e do guindaste acelerou significativamente a produção e melhorou a qualidade dos veículos.

Em 1970, foi construído um novo galpão de carrocerias e montagem, com 20.000 m² de área produtiva e 10.000 m² de áreas auxiliares. A fábrica adotou o sistema de painéis modulares, transformando o processo produtivo e marcando uma ruptura com os métodos tradicionais de construção.

Em 1981, a fábrica passou a utilizar ferramentas controladas digitalmente e estações robóticas. Além disso, foi construído um edifício administrativo de 11 andares para centralizar as atividades de gestão. Em 2001, foi instalada uma linha de pintura por imersão catódica para proteção anticorrosiva, garantindo durabilidade inédita aos veículos. É uma das maiores instalações do tipo na Europa e trata veículos de até 15 metros de comprimento.

Depois, veio uma nova linha de montagem com 10.000 m² para aumentar a capacidade de produção diária. E houve a introdução de colagem adesiva para janelas e painéis laterais melhorou tanto a estética quanto a qualidade dos produtos finais.

Em 2015, um espaço inovador foi inaugurado para permitir que os clientes configurem seus veículos de acordo com suas necessidades. Como um catálogo físico, permite visualizar, tocar e testar materiais, facilitando a escolha das melhores opções entre diversas combinações de assentos, estofamentos e mais.

Além das versões a gás natural comprimido (GNC) e híbridas de baixa emissão, a fábrica integrou o modelo Crossway Low Entry ELEC à linha de produção, seguido em 2025 pelo Crossway Elec.

Panorama de Modelos Icônicos

A comemoração dos 130 anos também é uma oportunidade para destacar alguns modelos lendários produzidos em Vysoké Mýto, que desempenharam papel crucial na evolução do transporte público ao longo das décadas.

1928: Sai da linha de montagem o primeiro ônibus da fábrica – veículo com 14 assentos, construído sobre o chassi Škoda 125.

1928-1939: A produção de carrocerias concentrou-se principalmente em chassis Škoda, Tatra, Walter e Praga. Inicialmente, eram construídas apenas peças únicas, com pequenas séries introduzidas posteriormente, principalmente em resposta a encomendas do estado. Além dos modelos para linhas regulares, também surgiram versões de longa distância com características de luxo, como o Škoda 606 DN em 1938 e o Tatra 24/58 em 1939.

A partir de 1940: Desenvolvimento de variantes sobre chassi Škoda 706.

Durante a Segunda Guerra Mundial: Produção do Škoda 706 NG com gerador a gás de madeira.

1954 e 1957: Introdução do Karosa T 500 HB, com três eixos e motor traseiro Tatra em estrutura autoportante – design revolucionário para a época.

1958–1971: Evolução do modelo Škoda 706 RO para o lendário Škoda 706 RTO – 14.969 unidades produzidas para transporte urbano, interurbano e de longa distância.

A partir de 1965: A linha Š 11 foi desenvolvida progressivamente pela Karosa. Graças aos seus seis painéis principais pré-fabricados, o modelo*Š 11 tornou-se líder de mercado internacional, com 26.769 unidades produzidas.

1981: A linha 700 substituiu os famosos modelos “ŠM”. A principal inovação foi o reposicionamento do motor Liaz ML 635 e da transmissão Praga para trás do eixo traseiro. Foram fabricadas, até 1999, versões urbanas, interurbanas, de longa distância, suburbanas com transmissão mecânica, além de ônibus articulados.

1992–1999: A Karosa produziu o ônibus rodoviário LC 757 HD 12 para atender a crescente demanda por viagens internacionais. Este modelo luxuoso, com piso elevado, oferecia conforto superior em trajetos de longa distância. Foram produzidas 98 unidades, incluindo uma versão três estrelas com 42 assentos para passageiros, podendo ser aumentados para 49 mediante solicitação.

1995: A Karosa lançou a linha 900, uma versão aprimorada da linha 700. Com um design modernizado, oferecia maior conforto, qualidade e desempenho, proporcionando um transporte mais seguro e sustentável. O modelo Recreo, baseado na série 900, foi o primeiro a ter um impacto significativo, não apenas na França, mas também em outros países europeus.

2006: Lançamento do Crossway, projetado para o transporte urbano (com a versão Low Entry introduzida em 2007) e interurbano. Estava disponível com energias alternativas como eletricidade por bateria, biometano, combustível XTL e B100. Sua confiabilidade e versatilidade fizeram dele o líder do segmento interurbano na Europa, com mais de 65.000 unidades produzidas.

Desde 2022: Vysoké Mýto tornou-se o local exclusivo de produção do Evadys. Um ônibus compatível com combustível XTL e ideal para todas as missões — desde serviços de translado e operadoras de turismo até excursões e rotas regulares.

2023: Início da produção em série das versões do Crossway Elec.

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