Ultra inicia com operação ônibus elétrico na região da Serra do Mar

O novo ônibus elétrico está percorrendo a rota entre São Paulo, Santos e São Vicente, e retornando a rodoviária do Jabaquara

Redação

A Tevx Higer, em parceria com a Viação Ultra, iniciou a operação do primeiro ônibus rodoviário elétrico, do modelo FE10BR, em linha na região de serra do mar de São Paulo. A ação nasce de um projeto pioneiro da Viação Ultra, empresa que atua no transporte rodoviário de passageiros há mais de 50 anos e que resolveu inovar ao trazer para a sua operação o desafio da eletrificação da frota.

“A gente já vinha acompanhando e obtendo expertise do ônibus elétrico urbano através das empresas do grupo Metrópole e decidimos aplicar na linha que faz a ligação de São Paulo a Santos. Colocamos na realidade que conhecemos, sabendo que era uma linha complicada, por ter uma serra para descer e subir, o que é um desafio, além do trânsito intenso. O primeiro impacto foi muito positivo. A mudança foi bem recebida pelo cliente usual. Eles elogiaram o veículo por ser silencioso e ter todos os itens de conforto, como USB, ar condicionado, TV e bancos de couro. Já os motoristas, além dos vários apoios operacionais, gostaram do desafio de mudar a forma de dirigir com o uso da regeneração das baterias. Na verdade, para todos nós, é um aprendizado”, explica Antônio Carlos Kazmouz, gerente-geral da Viação Metrópole Paulista e apoio técnico em inovação tecnológica da Viação Ultra.

O novo ônibus elétrico está percorrendo a rota entre São Paulo, Santos e São Vicente, e retornando a rodoviária do Jabaquara, com uma única carga, e registrando um consumo médio de 0,74kw/km, superando as expectativas em um trecho conhecido por suas exigências topográficas. E diante dos resultados alcançados, Kazmouz se prepara para o próximo desafio.

“Queremos ampliar nossa expertise. Rodamos diariamente uma média de 220 quilômetros, com três viagens por dia, com um consumo de energia por quilômetro considerado bom, e acreditamos que ainda podemos melhorar à medida que aprimoramos a dirigibilidade do carro. Agora queremos experimentá-lo em outras condições, como as linhas mais longas ligando São Paulo à Guarujá e Bertioga”.

Características do Veículo:

O FE10BR possui 10 metros de comprimento e capacidade para 41 passageiros. O veículo é equipado com wi-fi, ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Opcionalmente, o modelo ainda oferece recursos exclusivos como geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo, e portas USB para carregamento rápido.

Um dos destaques do FE10BR é o sistema de freios regenerativo, que converte a energia cinética liberada na frenagem em energia potencial, recarregando as baterias. Essa tecnologia contribui significativamente para a autonomia do veículo, que supera os 402 quilômetros, e para a eficiência energética do sistema.

A recarga rápida das baterias, com duração de até três horas, minimiza o tempo de parada do veículo, otimizando sua operação. “Acreditamos que este é um passo fundamental para o transporte rodoviário sustentável no Brasil”, afirma Cadu Souza, CEO da TEVX Higer. “A operação do primeiro ônibus elétrico em linha em uma região de serra demonstra a viabilidade e a eficiência dessa tecnologia, e reforça o nosso compromisso em oferecer soluções de transporte cada vez mais sustentáveis e inovadoras para os nossos passageiros”.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também