A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi e o consórcio PróUrbano, iniciou nesta quarta-feira, 14 de maio, a experiência “Eco Bus” no transporte coletivo urbano com a circulação de um ônibus elétrico da Eletra, líder em mobilidade elétrica no brasil. O teste integra o programa de mobilidade sustentável do município, voltado à redução da emissão de poluentes e à busca por soluções mais eficientes e ecológicas no transporte público.
O veículo será avaliado por um período de 30 dias em operação nas ruas e avenidas da cidade. O início da experiência foi marcado por uma volta experimental com autoridades e representantes da imprensa, com embarque no terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig, no centro de Ribeirão Preto.
Tecnologia de ponta
Fabricado no Brasil este veículo possui propulsão a bateria, sem emissão de poluentes, baixo custo de manutenção e equipado com ar-condicionado. Com capacidade para transportar até 71 passageiros, o veículo possui três portas, suspensão pneumática e freios com sistema regenerativo do tipo Kers, que reaproveita a energia gerada durante as frenagens.
O ônibus pode rodar entre 220 e 250 quilômetros com uma carga completa de bateria, dependendo do trajeto que realizar. Quando a bateria precisa ser recarregada, o ônibus usa um tipo de tomada especial, chamada CCS Combo 2, que permite carregar de forma mais rápida.
“O experimento com este veículo encerra a fase de experiências para implantação de frota elétrica no transporte coletivo urbano da cidade. Agora, as próximas etapas serão de comparativo de desempenho, autonomia, consumo, custos operacionais e impacto ambiental. Também estamos considerando a viabilidade de integração com o nosso sistema atual de transporte e infraestrutura elétrica”, afirma o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.
Mais sustentabilidade
Além de ser totalmente silencioso e proporcionar maior conforto aos passageiros, este ônibus elétrico nacional representa um avanço significativo no compromisso da cidade com políticas públicas de mobilidade urbana sustentável e tecnológica.
Este veículo elétrico que inicia o experimento na cidade é um aliado ao meio ambiente, pois com a sua circulação anual deixa de emitir 101 toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de 6.464 arvores plantadas por ano, de acordo com estudo apresentado pela Eletra.
Layout Inovador

De acordo com Roberto Sganzerla, assessor de comunicação e marketing do PróUrbano, e responsável pelo layout do ônibus elétrico, “as boas práticas mundiais de design em transportes recomendam que o layout do ônibus elétrico deva ser arrojado, com cores e traços mais impactantes do que o layout dos ônibus convencionais, justamente para demostrar para população que eletro mobilidade aplicada ao transporte coletivo nas cidades representa: + sustentabilidade, zero emissão, mais silenciosos e melhores para o meio ambiente”.
“Por isto neste layout procuramos trabalhar com predominância da cor verde, que é a cor da sustentabilidade por excelência, pois remete ao verde das arvores e florestas, e através dos elementos aplicados como fios e tomada, mostrar que a cidade está definitivamente entrando na era dos ônibus ecológicos, representado pelo elemento ECO BUS”.
De acordo com Sganzerla, “algo inovador que o layout do ônibus elétrico de Ribeirão traz, é que além de dizer “zero emissão”, foi incorporado no layout do ônibus o que isto realmente representa na prática: cada veículo elétrico (Eletra) deixa de emitir 101 toneladas de CO² por ano, o que equivale ao plantio de 6.464 arvores por ano”.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.